TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Dissertações: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  239 Visualizações

Autor: Jean Piaget

Visão Pedagógica: Acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.

Métodos de ensino e aprendizagem para Piaget a criança tem uma inteligência lógica que se regula conforme ela evolui, Piaget diz que a criança entende o mundo espontaneamente e assimilando as coisas.

Contribuição da teoria para a prática: A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos, um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

segundo Piaget, Educar é estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar".

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com