TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Dissertações: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

http://regbit.blogspot.com.br/2012/07/leia-jean-piaget.html

Jean Piaget

O pioneiro no estudo da inteligência infantil: Jean Piaget nasceu em 09 de agosto de 1896 em Neuchatel na Suíça.

Foi um garoto muito inteligente aos 11 anos observou um pardal albino em uma praça em sua cidade e publicou o seu primeiro trabalho, esse estudo é considerado o começo da sua grande carreira científica.

Frequentou a Universidade Neucháutel, onde cursou Biologia e Filosofia. Em 1918 aos 22 anos recebeu seu doutorado em Biologia.

Trabalhou após se formar como psicólogo experimental em Zurich, frequentou aulas lecionadas por Jung, trabalhou também como psiquiatra em uma clinica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho.

Jean passou a combinar a psicologia experimental- que é um estudo formal e sistemático- com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Em 1919, Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Esse ano foi um marco em sua vida, com o conhecimento de Biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.

(www.psicopedagogiabrasil.com.br/biografia_jean_piaget.htm)

Em 1921, ele voltou á Suíça tornou-se diretor de estudos no Instituto J.J. Rousseau da Universidade de Genebra iniciou o maior trabalho de sua vida ao observar crianças brincando e registrar com toda cautelas as palavras e processos de raciocínio delas.

Casou se com Valentine Châtenay com quem teve três filhas. As teorias de Piaget foram grande, parte baseada em estudos e observações de suas filhas que ele realizou ao lado de sua esposa.

Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.

Epistemo= conhecimento Logia = estudo

Ele divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento o que por sua vez interfere no desenvolvimento global.

1. Período- Sensório Motor (0 a 2 anos)

2. Período- Pré-Operatório (2 anos a 7 anos)

3. Período- Operações Concretas (7 a 11 anos)

4. Período Operações Formais (11 ou 12 anos em diante)

1º-Período: Sensório-Motor

(o recém-nascido e o lactante- 0 a 2 anos aproximadamente)

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/o-crescimento-da-crianca-segundo-piaget/

Este é o período, em que a vida mental do recém-nascido resume-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Sua inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor), através do deslocamento do próprio corpo.

Por volta dos cinco meses de idade o bebê consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos, também consegue pegar objetos, assim sendo, ele aumenta sua capacidade de ter novos hábitos.

Ao longo desse período, a criança começa a perceber a diferença entre o seu eu e o mundo exterior. No início o seu mundo era apenas a continuação de seu corpo, com o progresso da inteligência ela percebe que é um elemento dentro do mundo.

Por volta se 1 ano a criança começa a perceber que mesmo não estando ao seu lado, ou em seu campo de visão, os objetos continuam existindo, a partir daí, ela consegue pedir um brinquedo que ela perdeu, pois, sabe que o mesmo continua a existir.

Nesse período o seu desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico é muito acelerado, permitindo que ela consiga sentar-se e andar, sendo assim, ela terá um domínio maior de seu ambiente.

Isso também ocorre no aspecto afetivo, pois, o bebê passa das emoções primárias, a manifestações de escolha, onde ele consegue demonstrar sua preferência por objetos, pessoas, brinquedos etc.

Embora esse período seja curto, por volta dos 2 anos de idade, a criança consegue interagir com o seu ambiente, ela sai da atitude passiva para ter uma atitude ativa e participativa. Ela começa a imitar as regras, embora ela entenda algumas palavras, ela somente irá conseguir imita-las.

(PLT-Psicologia: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira)

2º Período: Pré-Operatório

(1ª infância- 2 anos a 7 anos aproximadamente)

http://pedagogacarolina.blogspot.com.br/

Nesse período Piaget descreve como o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização é o período da fantasia do faz de conta, do jogo simbólico. Uma fase que traz modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

Com o surgimento da linguagem o desenvolvimento do pensamento se acelera, a criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias. No final do período, inicia a famosa fase dos “porquês”.

Como surgem várias novas capacidades ocorre a superestimação da capacidade da criança neste período, o repertório que é usado e imitativo sem que a criança, tenha noção do significado das palavras ditas.

Nesta fase a crianças esta centrada em si mesma tornando assim impossível o trabalho em grupo, essa dificuldade vai se mantendo ao longo do período na medida em que a criança não consegue colocar-se do ponto de vista do outro.

No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela (pais, professores).

Seus sentimentos morais refletem esta relação com os adultos significativos, onde o bem e o mal é a vontade de um adulto. Com relação às regras, mesmo nas brincadeiras, concebe-as como imutáveis e determinadas externamente. Mais tarde, adquire uma noção mais elaborada da regra, concebendo-a como necessária para organizar o brinquedo, porém não a discute. (PLT-Psicologia Ana Mercês Bahia Bock,Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira).

Já com o domínio ampliado do mundo, á um maior interesse pelas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com