TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo De Libras

Trabalho Universitário: Jogo De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Pesquisa

Jogos Pedagógicos para surdos – Descobrindo o Corpo Humano em Libras

Introdução

De um modo geral, o dinamismo dentro da sala de aula tem sido um fator de extrema importância para o aprendizado do discente. Isso é válido tanto para os alunos ouvintes como para os alunos com deficiência auditiva.

Por um lado, existem os docentes que se esforçam e se dedicam a planejar as suas aulas de forma dinâmica. Já por outro lado, existem aqueles profissionais cuja sua única função é passar o conteúdo da forma mais tradicional possível, pois não desejam se atualizar, resultando numa plena acomodação. Com isso, precisamos criar estratégias para planejar assim, uma aula mais divertida para que os alunos possam compreender o tema que será abordado em aula.

A ludicidade é algo muito importante para o desenvolvimento das crianças com surdez. A brincadeira infantil faz com que a criança aperfeiçoe seus aspectos físicos, mentais, sociais, culturais, afetivos, emocionais e cognitivos. Para que isso aconteça, é necessária a conscientização dos pais, educadores e da sociedade.

O estudo do corpo humano tem a necessidade de ser visto de uma forma crítica. Esse tema foi escolhido por ser algo de extremo estímulo para a criança desenvolver sua própria identidade, pois adquire conhecimento do seu próprio corpo.

A audição é muito importante na comunicação e por isso existe uma grande barreira dos surdos de se comunicarem e aprenderem como os demais alunos. Para que fique mais fácil a comunicação, temos que lembrar que o surdo é muito visual e por isso temos que sempre fazer a interpretação de sinais para todas as atividades desenvolvidas, prestando atenção para que o sinal não mude o significado da parte do corpo a ser exposta dentro da sala dedicada.

Como toda a comunicação, é preciso haver integração entre as crianças com surdez e as crianças ouvintes. Temos que viver em grupo, pois elas têm direitos iguais como qualquer outra criança sem deficiência. Por isso, elas têm que trocar experiências com seus colegas ouvintes. Com isso, a criança surda aprende os sinais correspondentes ao corpo e o ouvinte tenta entender como um surdo reconhece as partes do corpo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com