TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornada de trabalho flexível

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

O horário de trabalho flexível é um sonho para qualquer pessoa, porque pode representar muitas vantagens no meio profissional. Saiba as vantagens e desvantagens de se trabalhar em um horário de trabalho flexível. Foi com este objetivo que faço esta análise, para poder determinar, de forma realista, qual o melhor para o profissional e para a empresa.

Um horário de trabalho flexível faz com que surja uma idéia de liberdade, onde os empregados podem administrar seu horário de trabalho com seus afazeres pessoais. Para muitos, isto pode parecer uma realidade distante, mas ao contrário do que se imagina, esta é uma prática que algumas empresas já vem adotando, e há quem diga que essa idéia  é capaz de atrair e manter bons empregados, além de motivar seus colaboradores.


Um horário de trabalho flexível tem muito mais a ver com o aumento da produtividade e a redução dos níveis de stress. Seu ritmo de trabalho é mudado pelas vezes que se olha para o relógio, contando as horas para ir a algum compromisso ou até a pensar na lista de coisas que se tem a fazer… ter um horário de trabalho flexível pode ser tudo aquilo que você necessita. O trabalhador tem mais liberdade para resolver assuntos pessoais, estará mais disponível para família.
O trabalhador ficará mais calmo e terá mais controle sobre o trabalho. Com horário flexível, o trabalhador se sente mais a vontade em trabalhar nos horários, em que esta mais concentrado.
 O trabalhador que ocupa um cargo de maior qualificação, através da flexibilidade, tem o maior controle de cumprir seus horários.

Muitas multinacionais e empresas estão aderindo ao horário de trabalho flexível, pois, esta sendo uma exigência do mundo globalizado. Há a necessidade que as empresas  trabalhem de maneira global,pois, é a melhor forma de se relacionar com outros países. As empresas deixam de pensar nos horários de entrada e saída dos funcionários e passam a observar a produtividade de maneira geral.
O funcionário passa a trabalhar nos horários em que pode ser mais produtivo a empresa percebe a melhor qualidade do serviço. A flexibilidade de horário incentiva a maturidade e a independência dos funcionários, pois, eles passam a ser cobrados pela produtividade e não pelo horário trabalhado.

Com a flexibilidade do horário de trabalho é possível que a qualidade do serviço e a produtividade da  empresa tenham ganhos, isto é, a possibilidade de ajustar os compromissos pessoais com as atividades do trabalho podem aumentar o comprometimento do empregado à organização e, consequentemente, o empregado estará mais focado para a realização de suas atividades. Isso devido ao fato de que o empregado estará mais satisfeito e motivado, será refletido diretamente no resultado final da empresa

Existem empresas que trabalham com o esquema de compensação. Se o funcionário trabalha mais, num determinado dia, esse tempo fica no banco de horas, e acumulando, ele pode tirar folgas. Com esse resultado, algumas empresas obtiveram resultados satisfatórios.

O horário flexível permite que o funcionário estabeleça suas prioridades e possibilita uma melhor qualidade de vida.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

 A jornada flexível ou móvel, dependendo da atividade da empresa, pode trazer vantagens sob a ótica de alguns e desvantagens sob a ótica de outros. As principais vantagens que podemos citar são:  

 * Cumprimento da jornada dentro do horário escolhido pelo empregado, sem prejuízo do trabalho;  

 * Evitar o controle e possibilitar a diminuição de atrasos ou saídas antecipadas;  

* Possibilitar que o empregado possa programar melhor sua vida pessoal;  

 * Estabelecer uma parceria entre empregador e empregado.  

 * Fortalecer o ambiente de responsabilidade e comprometimento.

As principais desvantagens que podemos citar são:

  * Dificuldade na gestão de pessoas;  

 * Reorganização cultural da empresa;  

* Perda da qualidade de comunicação entre os empregados;  

* Baixo rendimento do trabalho das pessoas que requerem uma supervisão mínima; 

Não há nenhuma regra quanto à aplicação da jornada flexível, mas podemos observar que em determinadas áreas em que o início da atividade de um empregado depende do encerramento do trabalho do outro, este tipo de mecanismo é pouco utilizado. É o caso, por exemplo, das áreas de produção em geral, em que há equipes de pessoas que realizam seu trabalho em turnos de revezamento e que normalmente a jornada é fixa. A aplicação da jornada flexível, nestes casos, ficaria restringida, já que o controle se tornaria quase impossível, pois se um ou mais empregados de um turno iniciasse sua jornada mais tarde, conseqüentemente ocasionaria a jornada extraordinária dos empregados do turno anterior, os quais deveriam sair no horário determinado. No entanto, nada impede que a empresa se utilize deste mecanismo para as áreas em que a flexibilidade seja possível, principalmente quando falamos das áreas administrativas.

Para isso, basta que o empregador formalize o procedimento, estabelecendo quais são as áreas envolvidas, consolidando assim, a validade do acordo. É importante ressaltar que, embora a jornada flexível permita que o empregado possa cumprir sua jornada dentro de um limite de horas, isso não significa que a jornada poderá ser feita de forma intermitente. Assim, não há previsão legal de que o empregado possa dividir sua jornada em 3 ou 4 etapas de trabalho até que a jornada diária seja cumprida. 


 Portanto, quando se fala em jornada flexível não se está falando em divisão da jornada de trabalho em vários horários, mas na possibilidade de alternar o início da jornada dentro de um limite pré-estabelecido e que a atividade seja desenvolvida, após seu início, de forma contínua, conforme previsto pela legislação trabalhista. Da mesma forma, a jurisprudência entende que a redução do intervalo intra jornada abaixo do limite de1 hora diária, é inválida, pois este limite trata-se de medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, não sendo, portanto, passível de utilização dentro do mecanismo da jornada flexível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com