TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo

Seminário: Jornalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

JORNALISMO

Atividade profissional que tem por objeto a apuração, o processamento e a transmissão de informações da atualidade para o grande público ou para determinados segmentos, por meio de veículos de difusão coletiva: jornal, revista, rádio, tv, etc. Quanto ao gênero, costuma-se classificá-lo como: Informativo - Ênfase na notícia objetiva, na informação imparcial, impessoal e na narração dos fatos.

Interpretativo - A interpretação é constituída de elementos adicionais que tornam a informação mais explícita e contextualizada.

Opinativo - Editorial, artigos, crônicas. A opinião é o ponto de vista expresso, é o juízo de valor que se faz do assunto.

De entretenimento - Passatempos, matérias recreativas. Jornalista: profissional que dirige ou trabalha em empresa jornalística, em organizações públicas ou privadas. Atividade regulamentada pelo Decreto-lei N.º 972, de 17 de outubro de 1969:

Art. 1.º - O exercício da profissão de jornalista é livre, em todo o território nacional, aos que satisfizerem as condições estabelecidas neste Decreto-Lei.

Art. 2.º - A profissão de jornalista compreende, privativamente, o exercício habitual e remunerado de qualquer das seguintes atividades: a) redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentário; b) comentário ou crônica, pelo rádio ou pela televisão; c) entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada; d) planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada; e) planejamento, organização e administração técnica dos serviços de que trata a alínea “a”; f) ensino de técnica de jornalismo; g) coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação; h) revisão de originais de matéria jornalística, com vistas à correção redacional e à adequação da linguagem; i) organização e conservação de arquivos jornalístico e pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias; j) execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação; l) execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico.

(...) Art. 6.º - As funções desempenhadas pelos jornalistas profissionais, como empregados, serão assim classificadas: a) Redator: aquele que além das incumbências de redação comum, tem encargos de redigir editoriais, crônicas comentários; b) Noticiarista: aquele que tem o encargo de redigir matéria de caráter informativo, desprovida de apreciação ou comentários; c) Repórter: aquele que cumpre a determinação de colher notícia ou informações, preparando-as para divulgação; d) Repórter de setor: aquele que tem encargo de colher notícias ou informações sobre assuntos pré-determinados, preparando-as para divulgação; e) Rádio-Repórter: aquele a quem cabe difusão oral de acontecimento ou entrevista pelo rádio ou pela televisão, no instante ou no local em que ocorram assim como o comentário ou crônica pelos mesmos veículos;

f) Arquivista-Pesquisador: aquele que tem a incumbência de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias; g) Revisor: aquele que tem o encargo de rever as provas tipográficas de material jornalístico; h) Ilustrador: aquele que tem a seu cargo criar ou executar desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico; i) Repórter-Fotográfico: aquele a quem cabe registrar fotograficamente, quaisquer fatos ou assunto de interesse jornalístico; j)Repórter-Cinematográfico: aquele a quem cabe registrar cinematograficamente, quaisquer fatos ou assunto de interesse jornalístico; l) Diagramador: aquele a quem complete planejar e executar a distribuição gráfica de matérias, fotografias ou ilustrações de caráter jornalístico, para fins de publicação.

A atividade primária do Jornalismo é a observação e a descrição de eventos, conhecida como reportagem, indicando os parâmetros jornalísticos conhecidos em inglês como “os cinco Ws e um H”.

“O quê” (What) - o fato ocorrido “Quem” (Who) - o personagem envolvido “Onde” (Where) - o local do fato “Quando” (When) - o momento do fato “Por quê” (Why) - a causa do fato “Como” (How) - modo como o fato ocorreu

ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO

Profª. Vanessa Ribeiro

O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento escrito, oral, visual ou gráfico, da informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com