TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo - Editorial

Trabalho Escolar: Jornalismo - Editorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro e indiferente.

Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado.

Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém.

Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.

O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu.

Pelas características apontadas acima, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

É um gênero que expressa a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal. Trata-se de um gênero jornalístico que expressa a opinião oficial do jornal em relação aos fatos mais relevantes no momento.

o que tange ao discurso apresentado, esse costuma se apoiar em fatos polêmicos ligados ao cotidiano social. E quando falamos em discurso, logo nos atemos à questão da linguagem que, mesmo em se tratando de impressões pessoais, o predomínio do padrão formal, fazendo com que prevaleça o emprego da 3ª pessoa do singular, ocupa lugar de destaque. 

Este gênero textual nos parece bastante familiar, pois basta folhearmos as páginas de alguns meios de comunicação, como jornais e revistas, que lá o encontramos. Por essa razão, dizemos que ele integra os chamados gêneros do cotidiano jornalístico.

Podemos dizer que ele se caracteriza como um texto de natureza argumentativa em que a autoria não é identificada, uma vez que se trata da opinião de todo o veículo de comunicação a respeito de um determinado assunto, em geral, de algum fato polêmico

Características:

Impessoalidade: matéria não assinada, escrita na terceira pessoa do singular ou na primeira pessoa do plural.

Explica-se que essa é uma característica da própria variabilidade no comportamento do gênero na transição das instituições jornalísticas, que deixaram de ser propriedades individuais ou familiares e se tornaram organizações complexas.

- Topicalidade:

Surgiu como exigência da nova estrutura editorial das empresas brasileiras, que abandonaram o conceito de um único editorial que continham vários assuntos (o que dava a ideia contraditória de um editorial que falava muito, mas que ao mesmo tempo não se detinha em nada) por um maior número de editoriais, no qual cada um deles trata especificamente de uma determinada questão, permitindo assim, que o editorial se torne mais preciso e objetivo na expressão da opinião.

Ainda sobre a Topicalidade, há as seguintes espécies de editoriais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com