TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E LETRA NA ESCOLA

Projeto de pesquisa: LEITURA E LETRA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho vem relatar nossa experiência no ambiente educacional em que visitamos e nossas reflexões sobre nossas experiências, sobre os desafios da prática docente e o processo didático de ensinar, aprender e avaliar. Com o conhecimento obtido e vivenciado por nosso grupo, elaboramos um projeto pedagógico e uma atividade. Esse trabalho teve como objetivo mostrar a teoria e a prática, o modo como foi aplicado pelo educador e o envolvimento dos alunos.

2. A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA

Toda criança tem a necessidade de aprender a ler e escrever, para que ela possa ter conhecimento e se aperfeiçoar cada dia mais, como a leitura esta presente no cotidiano seja em um simples folheto de propaganda, jornais, revistas, livros, murais, outdoor e outros, possibilitando novos horizontes. As pessoas passam a absorver muitos conhecimentos através da leitura, podendo expressar os sentimentos e entender direitos e deveres, tendo consciência de valores e posicionamento no mundo globalizado.

A participação da família é fundamental durante o período de aprendizagem da criança na escrita e na leitura. E quando há o incentivo dos familiares facilita o processo de entendimento do que foi ensinado na escola. Nos dias de hoje com tanto trabalho e falta de tempo, as famílias não conseguem encaixar no seu dia-a-dia uma leitura saudável, estão sempre lendo rapidamente e apenas o necessário, isso distância a criança de uma educação com qualidade, dificultando assim o hábito da leitura.

Muitas crianças com a ausência da família não se sentem motivadas a prosseguir na própria alfabetização, passando de uma séria para outra sem apreender o que realmente deveriam, prejudicando seu aprendizado para a vida toda.

A educação caminha em passos lentos e a falta de política pública para uma educação de qualidade deixa falhas causando assim, um enorme vácuo no ensino-aprendizagem.

Para suprir às deficiências de aprendizagem as escolas estão tentando motivar os alunos através de projetos voltados principalmente para a leitura e a escrita, então a criança passa conhecer e dar significado a aprendizagem pessoal e educacional, suprindo as necessidades do aprender.

Através da leitura a criança obtém conhecimentos, estímulo, motivação e desperta a curiosidade para querer aprender cada vez mais, tornando o ambiente escolar prazeroso e interessante.

3. PROJETO POEMAS PARA ENCANTAR

3.1 PÚBLICO-ALVO: alunos do 2º ano de escolaridade.

3.2 PRODUTO FINAL: A apresentação de um sarau intitulado “POEMAS PARA ENCANTAR”, onde os alunos do 2º ano recitarão poemas em uma apresentação para os pais e alunos da escola.

3.3 JUSTIFICATIVA: As situações deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saber ler convencionalmente, desenvolvendo estratégias e habilidades leitoras. Em geral as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitando às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros de linguagem, com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas. Na poesia encontramos meios de propiciar a motivação, o interesse pela leitura e a intenção de favorecer a conquista de novas aprendizagens, habilidades e a condução para a elaboração de um texto feito com emoção. Através das poesias a criança adquire condições de interpretar o mundo, revelar seus sentimentos, emoções, curiosidades e interesse. Com a intenção de oferecer aos alunos elementos que desenvolvam estas condições, iremos desenvolver este Projeto.

3.4. OBJETIVO GERAL:

• Despertar e incentivar o interesse pela leitura, desenvolvendo um comportamento leitor.

3.5. OBJETIVO ESPECÍFICO:

• Ler combinando estratégias de antecipação, decodificação e verificação.

• Desenvolver práticas de leitura (compartilhada, de ajuste, silenciosa, em voz alta, em duplas, grupos e autônoma)

• Estimular a oralidade e utilizar a linguagem oral em situações de exposição oral pública (apresentação do sarau).

3.6 CRONOGRAMA: previsão para um bimestre letivo. Duração: 1 hora/aula

ETAPAS DO PROJETO: “POEMAS PARA ENCANTAR”

Atividade 1ª S 2ªS 3ªS 4ªS 5ªS 6ªS 7ªS 8ªS

1º Roda da conversa e levantamento de conhecimentos prévios dos alunos

X

X

X

X

X

X

X

2º Apresentação do projeto X

3º Poemas para gostar de ler e se divertir X X X X X X X X

4º Poemas para aprender aprendendo com:

- Elias José

- Jose Paulo Paes X X

5º Poemas para aprender aprendendo com:

- Paulo Leminski

- Pedro Bandeira X X

6º Poemas para aprender aprendendo com:

- Roseana Murray

- Monteiro Lobato X X

7º Atividades de leitura, escrita, análise e reflexão dos poemas lidos

X X X X X X

8º Poemas para ver e ouvir – estudando as características de um sarau X X X X X X

9º Ensaio da apresentação oral (sarau) X X X X

10º Sarau X

11º Avaliação X

3.6.1 DETALHAMENTO DO CRONOGRAMA

As Atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com