TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRAMENTO CONDICIONAL

Artigo: LIVRAMENTO CONDICIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  7.243 Palavras (29 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 29

CURSO DE DIREITO

LIVRAMENTO CONDICIONAL

ALINE FEITEN

Sobradinho, junho de 2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. CONCEITO 2

2.1. Evolução Histórica 2

2.2. Requisitos Do Livramento Condicional 2

2.3. Juízo Competente Para A Concessão Do Livramento Condicional 2

2.4. Egresso 2

2.5. Diferenças Com O Sursis 2

2.6. Natureza Jurídica 2

2.7. A Liberdade Condicional Do Direito Brasileiro 2

2.8. Condições Do Livramento Condicional 2

2.9. Efeitos De Nova Condenação 2

3. RITO DO LIVRAMENTO CONDICIONAL 2

3.1. Outras Aplicações Do Livramento Condicional 2

3.1.1. Estrangeiro E Expulsão 2

3.1.2. Posição Do Supremo Tribunal Federal 2

3.1.3. O Livramento Condicional Em Crimes Hediondos 2

3.2. Suspensão Do Livramento Condicional 2

3.3. Prorrogação Do Período De Prova 2

3.4. Revogação Do Livramento Condicional 2

3.5. Extinção Da Pena (Art. 90 Do Cp) 2

3.6. Questões Diversas 2

REFERÊNCIAS 2

1. INTRODUÇÃO

O livramento condicional consiste na antecipação da liberdade ao condenado que cumpre pena privativa de liberdade, desde que cumpridas determinadas condições durante certo tempo. Serve como estímulo à reintegração na sociedade daquele que aparenta ter experimentado uma suficiente regeneração.

Traduz-se na última etapa do cumprimento da pena privativa de liberdade no sistema progressivo, representando uma transição entre o cárcere e a vida livre.

Quanto à sua natureza jurídica, a doutrina diverge: para uns, é apenas a última fase do sistema progressivo; para os autores italianos, é uma fase de execução da pena, a qual sofre uma modificação em seu último estágio; para a maioria da doutrina brasileira, trata-se de direito público subjetivo do apenado, se preenchidos os requisitos.

O instituto do livramento condicinal tem previsão legal nos artigos 83 a 90 do Código Penal, nos artigos 710 a 733 do Código de Processo Penal e nos artigos 131 e 146 da Lei de Execução Penal 7.210/84.

Por meio desse instituto penal, o criminoso é colocado novamente ao convívio social, antes de findado o cumprimento de sua pena, desde que demonstre estar apto a reintegrar-se novamente a sociedade.

Trata-se de uma fase de adaptação do criminoso a vida livre, que se desenvolve progressivamente, uma vez que o condenado ainda encontra-se submetido a certas condições, as quais uma vez descumpridas o levarão novamente a prisão.

2. CONCEITO

O livramento condicional é o benefício que permite o condenado à pena privativa de liberdade superior a dois anos a liberdade antecipada, condicional e precária, desde que cumprida reprimenda imposta sejam observados os demais requisitos legais.

Antecipada: o condenado retorna ao convívio social antes do integral cumprimento da pena privativa de liberdade.

Condicional: durante o período restante da pena o egresso submete-se ao atendimento de determinadas condições fixadas na decisão que lhe concede o benefício.

Precária: pode ser revogado se sobreviver uma ou mais condições previstas nos artigos 86 e 87 do Código Penal.

Revogação do livramento

Art. 86. Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentença irrecorrível:

I – por crime cometido durante a vigência do benefício;

II – por crime anterior, observado o disposto no art. 84 deste Código.

Revogação facultativa

Art. 87. O juíz poderá, também, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigações constantes da sentença, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contravenção, a pena que não seja privativa de liberdade.

Traduz-se na última etapa do cumprimento da pena privativa de liberdade no sistema progressivo, representando uma transição entre o cárcere e a vida livre.

2.1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA

O livramento condicional antes do século XIX. Surgiu na França no ano de 1846 com a decisão do magistrado Beneville.

No Brasil sua primeira manifestação ocorreu no ano de 1890, no Código Civil. Ainda nesta legislação dizia-se que o livramento seria ato do poder federal mediante proposta do chefe do estabelecimento penitenciário e que o condenado seria obrigado a residir no local que fosse designado pelo ato da concessão e ficaria sob a vigilância da polícia. Se o condenado cometesse algum crime que importasse pena restritiva de liberdade ou não satisfizesse a condição imposta, o tempo decorrido durante o livramento não seria computado.

A edição do Código Penal Republicano de 1890 (arts. 50 a 52), regulamentado pelos decretos 4.577, de 5 de setembro de 1922, 16.665, de 6 de novembro de 1924. A partir de então foi mantida pela legislação penal brasileira como derradeira etapa do processo escalonado de reforma do criminoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com