TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA AQUAVIARIO

Trabalho Escolar: LOGISTICA AQUAVIARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

1) Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?

Transporte marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegação marítima é realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegação de longo curso/internacional (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros).

Destaca-se que o transporte marítimo é o principal tipo de transporte nas comercializações internacionais e pode transportar diversos tipos de produtos como veículos, cereais, petróleo, alimentos, minérios, combustíveis, etc.

Características do transporte marítimo de carga no Brasil:

Grande capacidade de carga;

Pode transportar cargas de grandes tamanhos;

Baixo custo de transporte para grandes distâncias;

Transporta diversos tipos de cargas;

Flexibilidade superior ao transporte hidroviário;

Transporte lento; e

Necessidade de portos/alfândegas.

EX Quatro bacias hidrográficas – Madeira, Araguaia-Tocantins, São Francisco e Tietê-Paraná – conectam, de forma multimodal (especialmente a hidroferroviária), cerca de 150 milhões de hectares agriculturáveis, do Brasil Central ao portos de exportação e centros de consumo. Esses longos trechos multimodais, utilizando o caminhão na ponta de origem, conduzem o desenvolvimento sustentado a longas faixas do território nacional, fomentando a agroindústria, o turismo e a agricultura irrigada, além de expandir o transporte energeticamente econômico e financeiramente barato.”

(SANTOS, Silvio dos. Transporte Aquaviário de Cargas. In: VALENTE, A. M. et al. Qualidade e Produtividade nos transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011, p. 124).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com