TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA Desenvolvimento

Projeto de pesquisa: LOGISTICA Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

 Introdução:

A logística é uma área muito ampla, aplicável a qualquer tipo de empresa, ou negócio, não importando se ele é micro ou grande. O mercado e as oportunidades vêm crescendo cada vez mais dentro do país, dando uma visão mais ampla para o profissional nessa área, e é exatamente sobre isto, que o nosso trabalho ira tratar.

 Desenvolvimento:

As empresas de todo o mundo vivem um momento desafiador, cujo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu capital intelectual (recursos humanos).

O profissional de logística precisa ter, portanto, uma formação multidisciplinar, que inclua habilidades de negociação, visão integrada da cadeia produtiva e uso de tecnologia de informação, além de possuir raciocínio lógico e abstrato, boa gestão de rede de relacionamento, conhecimento prático sobre fluxos produtivos, fluência em diversos idiomas e espírito de equipe, além de saber trabalhar no serviço ao consumidor, em setores de transportes, de compras, de planejamento estratégico, na administração e manipulação de materiais, no controle de custo, com inventários, entre outras áreas.

E todo o tipo de empresa procura o profissional, já que a função é necessária em qualquer processo de transformação, de montagem, de desenvolvimento e até mesmo de serviços. Exemplos? A indústria farmacêutica - na compra de materiais, embalagem, estoque e distribuição do produto - a indústria metalúrgica, a petroquímica, o setor de serviços.

O curso de tecnologia em logística é recente no país, quando comparado, por exemplo, às tradicionais engenharias. Com menos de uma década de existência, segundo o diretor do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo (Sintep), Décio Moreira, a graduação já vem se consolidando no mercado.

“Os índices de empregabilidade são altos. E logística é uma área bastante importante, que trata dos transportes e está ligada aos resultados de uma empresa”, afirma. “O tecnólogo pode trabalhar em um gama de lugares, desde as pequenas mercearias, até grandes empresas de exportação”, diz Morais. Pois, “A aceitação no mercado está sendo construída neste momento”

Nas empresas, os profissionais podem assumir funções como analista, supervisor, coordenador, gerente, diretor. A ascensão, muitas vezes, depende de complemento da formação, com especializações, e do domínio de outros idiomas, como o inglês e o espanhol.

A remuneração inicial convencionada para o estado de São Paulo foi de R$ 2.404, por 8 horas diárias de serviço. Em outros estados do país deve haver alguma flutuação no valor.

 O que se aprende

Quem ingressa no curso terá uma visão voltada para a prática com boas noções de cálculo, administração, economia, contabilidade, gestão da qualidade, planejamento e de transportes, entre outras disciplinas que compõem a grade curricular. Conforme a faculdade, pode haver também estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.

Alguns cursos ainda privilegiam o ensino de línguas para possibilitar a atuação do graduado em funções, por exemplo, de comércio exterior. O domínio de ferramentas de informática é outra das temáticas abordadas.

 Cursos no país

De acordo com as estatísticas do Ministério da Educação (MEC), existem mais de 200 cursos de tecnologia em logística, a maior parte em instituições de ensino particulares. Pelas normas do ministério, a graduação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com