TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO NA EMPRESA ARITANA

Trabalho Universitário: LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO NA EMPRESA ARITANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A atividade logística tem recebido sua devida importância nas últimas décadas, visto que o desenvolvimento econômico exige o aperfeiçoamento desta em detrimento de ser o fator predominante de transformação das economias. Neste contexto, as empresas buscam novas áreas de competência, havendo, desta forma, um redescobrimento da logística e de sua relevância em permitir à organização diferenciar-se de seus concorrentes na percepção dos clientes, bem como, elevar a capacidade de operar a baixo custo e, portanto, ocorrendo a maximização dos lucros.

FLEURY (2000) salienta que a logística, anteriormente, era tratada como um simples conjunto de práticas, não tendo nenhum caráter gerencial, sendo desdenhada aos níveis operacionais, enquanto hoje, a mesma encontra-se em um processo de inserção no planejamento estratégico das empresas. Na percepção tradicional, a logística é conceituada como um conjunto de disciplinas técnicas, que trata do processo de materiais, partindo da matéria-prima até o produto final, inserido em uma ótica de racionalidade econômica.

Atualmente, a logística é definida como o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e o armazenamento de produtos., serviços e as informações agregadas, abrangendo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de satisfazer as necessidades do consumidor, ocorrendo, desta maneira, a integração entre os vários departamentos da empresa.

A logística, segundo CORONADO (2001), pode ser apresentada sob a forma de duas categorias distintas: a interna e a externa. A logística interna engloba as atividades relacionadas ao recebimento, armazenamento e distribuição de insumos ao(s) produto(s), tais como: tratamento de material, armazenagem, controle de estoques, programação de frotas e devolução para fornecedores. Já a logística externa integra os meios associados à coleta, armazenamento e distribuição física do produto para os clientes, ou seja: armazenamento de itens acabados, manuseio de insumos, operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com