TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa: O Descarte Correto de Celulares e Baterias no Maranhão

Por:   •  27/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

  1. Tema: 

Logística Reversa: O Descarte Correto de Celulares e Baterias no Maranhão.

  1. Problema:

Como evitar problemas ao meio ambiente através do descarte adequado desses produtos?

1.3 Hipóteses:

- Com o descarte correto dos produtos;

- Conscientização das pessoas;

- Os fabricantes criar baterias e celulares que não contenha um alto risco ao meio ambiente e a saúde.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo Geral

Mostrar como o descarte adequado de celulares e baterias diminui o risco ao meio ambiente.

1.4.2 Objetivos Específicos

- Analisar como as pessoas descartam incorretamente celulares e baterias no meio ambiente e as consequências desse descarte;

- Apresentar postos específicos de coleta de baterias e celulares;

- Demonstrar como separar baterias e celulares do lixo comum através da cólera seletiva.

1.5 Justificativa

As baterias e celulares que não tenham utilidades contém um alto risco ao meio ambiente e principalmente à saúde humana, pois substâncias como zinco, acetileno, chumbo, cloreto de amônia, entre outros, são substâncias encontradas nesses tipos de produto e o descarte incorreto pode gerar uma grave doença, tanto ao ser humano, como ao meio ambiente.

As pessoas mais atingidas são as que moram nos lixões por sobreviverem da coleta dos lixos e não tem proteção alguma para realizar essa atividade de alto risco.Eles são contaminados mas só percebem a doença quando a mesma já está agravada e a recuperação é mais alongada, pelo fato da doença está avançada no corpo.

Não é por isso que o restante da sociedade está imune da contaminação desses produtos, pois são os que realizam o descarte incorreto para começo de tudo.Com isso, a realização de campanhas de conscientização como entrega de panfletos, visita nas residências, propagandas, entre outros, é essencial para acabar com esse problema que está se agravando.

Com tudo, o alto risco químico deve conter uma maior atenção do governo, ou seja, baterias e celulares são produtos eletrônicos e, produtos eletrônicos contém em todo lugar e, além disso, a tendência é aumentar ao longo dos anos, pois as crianças hoje em dia já possuem celulares e como sabemos,as crianças são mais frágeis a qualquer tipo de doença.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

 2.1 Logística – Conceito e histórico

A logística vem desde a antiguidade, onde era já praticada pelos líderes militares que tinham que fazer grandes deslocamentos para chegar aos campos de combate. Por isso, era necessária uma logística de como eles iriam carregar seus armazenamentos pesados, suas munições, seus alimentos e seus soldados ate ao local desejado. 

A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável (BALLOU, 1993, p.24)

A Logística tem o termo de origem grega, e também vem do Frances "logistique", que compõe todos os processos de planejamento, armazenagem, distribuição, manutenção, entre outros.

Segundo Goebel (1996) Entende se por logística o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenamento necessários, de modo a facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, como também dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável.

2.2 Logística Reversa

A logística reversa é a área da logística que cuida de tudo que já foi utilizado, que são assim classificados como bens de pós-venda, e bens de pós consumos.

Em resumo, Leite (2009, p.17) define a logística reversa como sendo:

 

A área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.

Segundo Leite (2003, p.206), o retorno de produtos ao centro produtivo ou de negócios, ou logística reversa de pós-venda, como pode ser chamada, é definida da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com