TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUBRIFICAÇÃO II: Lubrificação

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

CEDTEC – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO

TÉCNICO EM MECÂNICA

LUBRIFICAÇÃO II

LAFAIETE COSTA SOARES

Cariacica/ES

2015

QUESTÕES

1. Qual a função de um sistema de lubrificação centralizado? A função de um sistema de lubrificação centralizada é a de suprir, através de uma unidade de bombeamento, vários pontos de atrito com volumes necessários de lubrificante novo por unidade de tempo.

2. Qual a relação que as lubrificações têm com o consumo de energia dos equipamentos? O excesso ou falta de lubrificante em um mancal, por exemplo, criarão atrito adicional e desgastes que requererá uma maior potência consumida das máquinas. Em uma indústria com milhares de mancais o ganho será significativo com a utilização de um sistema de lubrificação centralizada. Fábricas mais velhas experimentam um ganho ainda maior.

3. Quando se deve optar pela lubrificação automática? A partir do momento em que se haver uma parada de uma maquina ou equipamento, afetaria a produção e se a lubrificação ocorresse de modo manual poderia colocar em risco a integridade física do trabalhador. Com isso reduziria o consumo de lubrificantes, reduziria problemas ambientais e também reduziria o consumo de energia

4.Qual é a função dos dosadores em um sistema de lubrificação centralizado? Proporcionar a quantidade necessária de lubrificante para cada ponto.

5. Defina, o que é um contaminante? É qualquer substância ou material que é indesejável ou que afeta adversamente um sistema, seus componentes ou ambos.

6. Segundo projetistas e usuários que analisam o lubrificante, cerca de 75% das falhas que ocorrem são devidos a presença de contaminantes no lubrificante. Cite, pelo menos cinco agravantes oriundos da presença de contaminantes no lubrificante em um equipamento. Os agravantes oriundos da presença de contaminantes no lubrificante são; a formação de ferrugem ou oxidação, baixa vida dos componentes, perda de produção, bloqueio dos orifícios, formação de componentes químico, etc.

7. Sabemos que a água é um tipo de contaminante, qual a diferença entre água livre para água dissolvida? A água livre apresenta a presença de água acima do ponto de saturação de um fluido específico e é facilmente detectada pela coloração leitosa do fluído, já agua dissolvida é quando a presença de agua é inferior a 1000 ppm, a fase de contaminação não apresenta alteração na coloração do fluido.

8. Quanto ao recebimento de lubrificantes, quais são os itens obrigatórios que deveremos observar antes de recebe-los?  Verificar se o produto que está sendo entregue é o mesmo do pedido e da nota fiscal,verificar se os lacres do caminhão estão intactos (não violados),verificar se os freios do auto-tanque estão aplicados e suas rodas calçadas, abrir a boca de visita (ou de carregamento) e a válvula de segurança da tubulação de saída, utilizar uma mangueira de descarga para cada tipo de óleo lubrificante. Nunca usar as mangueiras de óleos lubrificantes para descarga de outros tipos de produtos e vice-versa,colher uma amostra do óleo antes da descarga, em recipiente limpo e transparente, terminada a descarga, escorrer bem o óleo da mangueira, quando a mangueira não estiver sendo usada, proteger suas extremidades para evitar a entrada de sujeira e outros contaminantes, manter limpa toda a instalação, manter uma pessoa responsável durante todo o processo de descarga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com