TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes

Por:   •  25/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  2.196 Visualizações

Página 1 de 2

A Lei dos Rendimentos Decrescentes foi proposta pelo economista inglês David Ricardo. A teoria recebeu contribuições de Johann Heinrich Von ThünenAnne Robert Jacques Turgot e principalmente Thomas Malthus. Essa lei tornou-se central na teoria da produção, umas das principais divisões da teoria microeconômica neoclássica. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_rendimentos_decrescentes. Acesso em: 23 de abril de 2015).

Segundo a bibliografia pesquisada, define-se a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescente, como um princípio no qual conforme a utilidade de um insumo aumenta, mas a quantidade de outros insumos se mantém constantes, a produção marginal diminui. (LIMA; SOUZA, 2013, p. 126-128)

Portanto a partir deste entendimento, é possível dizer que esta lei tem relação direta com a produtividade econômica porque, isto porque, quando se resolve aumentar a quantidade de insumos (mão-de-obra, capital, maquinário, terra), consequentemente a produção total também aumenta. (LIMA; SOUZA, 2013, p. 126). No entanto chega-se a um momento em que a produção marginal tende a decrescer à medida que os fatores de produção permanecem constantes.

Como exemplo, vou considerar uma situação comum, que ocorre na região onde resido, e que acredito ser correspondente ao que diz a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescente. O exemplo da agricultura, onde os dois fatores em questão são: terra e mão-de-obra, nesse sentido, pode-se dizer, que a terra deva ser considerada fator fixo e a mão-de-obra, fator variável, pois em uma plantação de cebola, por exemplo, a produtividade depende da quantidade de terra plantada que é constante, variando apenas de agricultor para agricultor, porém a mão-de-obra varia em função do período em que se encontra a plantação.

Nesse caso a produção vai aumentar até certo momento e depois começa a decrescer, isto ocorre porque a quantidade de terra plantada associada à quantidade de homens para trabalhar nesta plantação vai atingir seu limite máximo, fazendo que a produção cresça até um ponto máximo, mas logo, a mesma, vai começar a decrescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com