TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel ativo do leitor

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

 

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Gabriela Pereira Braga da Motta

Yasmin Martins Guarilha

RA 1615512

RA 1617009

POLO

Teresópolis

2016

Questão discursiva: Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.

Resposta:

A leitura é algo muito além de uma mera decodificação de signos gráficos. Apesar de essa tarefa de decodificação ser necessária para o ato de ler, este último não se limita a isso. Para que haja uma leitura eficiente, é preciso averiguar o que o leitor conseguiu extrair do texto e sua posterior compreensão do mesmo.

Para construir um texto onde haja sentido, observa-se a necessidade de uma interação entre o autor-leitor. E, para que haja tal interação, o leitor precisa ativar seu conhecimento prévio para atribuir o sentido que o autor deseja dar ao deixar pistas textuais.

O que o leitor pensa do assunto pode levá-lo a levantar hipóteses, mesmo ao fazer uma breve leitura dos elementos destacados do texto. Porém, ao longo da leitura deve-se rever se ainda é válida tal suposição.

O conhecimento de mundo e enciclopédico de cada leitor, bem como toda a sua bagagem cultural, social, etc., são fatores imprescindíveis que deverão ser acionados durante a leitura, propiciando a compreensão do texto. Dessa forma, cada leitor promove uma leitura diversificada e propõe uma nova visão e discussão.

Portanto, a compreensão do texto configura uma interação satisfatória entre autor e leitor. O leitor não deve ser um ser passivo, um mero expectador. Com efeito, o leitor proficiente é um agente imprescindível, que dialoga com o autor, criando, assim, um processo intérmino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com