TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Casos: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Caro(a) aluno(a)

Não é difícil perceber que, como seres humanos que somos, agimos no mundo, interagimos uns com os outros e buscamos atribuir sentidos àquilo que vivemos e experimentamos. E isso tudo é feito por meio da linguagem, que se constitui não somente forma de representação, mas também de interação.

Nas práticas da vida cotidiana, portanto, o homem ao mesmo tempo produz e recebe as diferentes linguagens: linguagem verbal e linguagem não-verbal.

Conhecer e investigar, de maneira crítica e reflexiva, essas duas formas de linguagem, bem como as implicações que as envolvem, é um modo de ampliarmos as possibilidades de participação social significativa.

É isso que pretendemos com a disciplina Leitura e Produção Textual e, agora especialmente, com esta avaliação.

Vamos lá?

Em muitas produções de linguagem encontramos uma forte relação entre a linguagem verbal e a não-verbal. Há casos, inclusive, em que o sentido de uma é resultado do que vem expresso pela outra.

1. Faça uma leitura do texto abaixo e proceda conforme se solicita.

a) Considerando o texto, percebe-se que o cartunista estabeleceu uma forte relação de sentido entre o verbal e o não-verbal.

Especificamente analisando o último quadrinho, explique a relação de sentido que se pode depreender entre o verbo ERA, empregado no pretérito perfeito, e a imagem da palmeira ali evidenciada. (2,0 pontos)

R:. Gonçalves Dias, um dos mais conhecidos poetas brasileiros, no poema Canção do Exílio faz referência a paisagem brasileira. Na gravura apresentada, a relação entre o verbal e o não verbal dá-se pelo fato de ali não haver mais uma palmeira, fazendo alusão ao desmatamento dos dias atuais, contrastando assim, com a paisagem brasileira em 1843, ano em que o poema foi escrito.

2. Ao pensarmos sobre as línguas em geral, não podemos perder de vista a existência do fenômeno da variação que as caracteriza. Ou seja, em função da época, da região, da situação de uso e até das particularidades dos falantes, as línguas sofrem o que chamamos variações linguísticas. Assim é que enquadramos dentre as variações de nosso português: a histórica, a regional, a social, a variação por faixa etária, etc.

Leia atentamente o texto a seguir para responder ao que se solicita.

Olá Papai Noel:

Em primeiro lugar já está mais do que na hora de vc ter um e-mail, não existe nada mais antigo que mandar uma carta. Mas vamos lá: estou precisando de um upgrade no meu home-office. Por isso, neste Natal eu quero OZ Gradiente. Talvez uma pessoa que nem website tem não saiba o que é isso. OZ é DVD, TV, CD, MP3, FM, internet e computador ao mesmo tempo. Imagine se eu tivesse pedido tudo isso separado, o peso que seria no seu saco.

Tks,_____________

(Veja, 18/12/2002)

a) Pela linguagem empregada no texto, pode-se descrever o perfil do locutor (emissor), sua faixa etária, etc. Descreva-o, comprovando com partes retiradas do texto. Sua resposta deve ter no mínimo 8 linhas. (0,5 décimos)

R:. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o termo adolescente é designado para se referir a pessoas com idade entre doze e dezoito anos.

No texto em questão, a linguagem utilizada e os termos tecnológicos nos mostram que o locutor tem, provavelmente, essa faixa etária e que aparelhos tecnológicos fazem parte do seu convívio diário, visto que, dificilmente encontraremos alguém que não esteja habituado com esse tipo de tecnologia ou uma pessoa de mais idade fazendo uso de termos como “home-office”, “upgrade”, “website” , “OZ Gradiente” e “Tks, a menos que seja um profissional da área de computação ou alguém que seja bastante conectado com o mundo virtual. Outra parte do texto que nos deixa clara a dimensão da digitalização e da modernização é o fato de o emissor dizer que não existe nada mais antigo que escrever cartas.

b) Pode-se dizer que não há “erro” em linguagem, mas há adequação ou inadequação dependendo da situação de uso da língua. Em relação ao texto acima, considerando-se a faixa etária do interlocutor (receptor), o aspecto social e a situação, houve adequação no uso da linguagem, por parte do locutor? Justifique sua resposta, explicando a fala do emissor em relação ao receptor e o emprego da escrita abreviada (vc em lugar de você) e de termos como: upgrade, home-office, website. Escreva sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (2,5 pontos)

R:.Percebe-se que não houve adequação no uso da linguagem entre emissor (adolescente) e receptor (Papai Noel), visto que o adolescente usa, tanto na fala, quanto na escrita, muitos termos tecnológicos, gírias e abreviações, encontrados por toda internet hoje em dia. Enquanto que, no sentido figurado, o Papai Noel não está habituado a todas essas modernidades, até mesmo pelo fato de não possuir e-mail e, pela visão de toda sociedade, não possuir nem mesmo um computador, mas mantem-se viva essa lenda natalina e o costume de escrever cartas pedindo presentes, considerando que atualmente existam, ainda, aqueles que acreditam em Papai Noel, e idealizam-no como sendo um idoso de barba branca, roupa e gorro vermelho. Nos dias atuais e com a facilitação do acesso a internet para a maioria da população, o costume de pedir presentes ao Bom Velhinho pode até ser mantido, o que ficará um pouco mais complicado é responder para as crianças o porquê é necessário escrever uma carta ao invés de um e-mail.

3. Leia o texto abaixo para responder ao que se solicita:

O filólogo Evanildo Bechara, ao proferir uma conferência, assim se expressou:

[...] Como, de manhã, a pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com