TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Artigo: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 - RESOLVIDA

1. Qual a importância do ensino da Língua Portuguesa na escola?

R – É de suma importância, pois o objeto desta proposta é um ensino de língua fundamentado na concepção interacionista, funcional e discursiva da língua, o que implica, entre outros aspectos, considerar que é por meio do texto que o estudo da linguagem se torna significativo e relevante, possibilitando expressar-se por escrita de forma coerente e relevante no sentido de globalidade: pessoal e social. Aprender a língua é aprender não só palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade de si mesmas.

2. O que você entende por formação de leitores?

R – é definir objetivos eestratégias de leitura, em escolher o texto adequado a cada situação de aula. São todos aqueles que interagem com o texto, que têm acesso e pratica a leitura de bons textos (de literatura inclusive), experienciando uma troca verbal que se caracteriza como “[...] fluente, funcional, bem ordenada, clara e relevante, em textos orais e em textos escritos (ANTUNES, 2007, p. 58)

3. O que é leitura?

R – A leitura é o caminho para desencantar palavras: para ver e ouvir sua beleza; para evocar pessoas, tempos e coisas; para buscar soluções acadêmicas, pessoais e cotidianas. Assim, caracteriza-se por suas múltiplas facetas, particularmente, quando a reconhecemos como instrumento de acesso à cultura, de compartilhamento dos bens culturais escritos, de participação mais crítica e mais ativa nos contextos de comunicação humana.

4. Como desenvolver uma boa leitura?

R – Escolher um livro - Parece bobagem, mas saber escolher um livro é fundamental para uma boa leitura.

O Local - Uma boa leitura se faz com um ambiente calmo, iluminado e arejado. Nunca, em hipótese alguma, comece a leitura em um ambiente barulhento, pois, além de lhe tirar a atenção, as chances de que você fique irritado com a fonte do barulho são altas, e esta não será a melhor forma de começar a leitura. Portanto, escolha locais mais apropriados, tais como: a sala de sua casa, o jardim do prédio, etc.

A Postura - Por mais que pareça estranho, ler um livro sentado continua sendo a melhor posição para atingir um melhor aproveitamento.

Pausa Durante a Leitura - As pausas são tão importantes quanto a postura, pois, mesmo estando em uma posição favorável, após algumas horas sua circulação sanguínea estará debilitada.

Escreva uma Resenha – fazer um resumo de tudo que você aprendeu e compartilhar com seus amigos e companheiros.

5. O ato de escrever requer vivência e prática? Discorra a respeito.

R - A escrita é um construto social e para que se possa fazer uso de qualquer obra cultural é preciso que os novos humanos (as crianças) sejam formados para participar das atividades sociais em que essas obras culturais (no caso a escrita) são utilizadas. Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com