TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler e Dort

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.DESENVOLVIMENTO        5

3.CONCLUSÃO        8

4.REFERÊNCIAS         9


1. INTRODUÇÃO

Conceito Sobre LER/DORT

LER- Lesão por esforço Repetitivo

Foi criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e articulações dos membros superiores e membros inferiores e coluna vertebral e que tem relação direta com as exigências das tarefas, ambientes físicos e organizações do trabalho.

DORT – Distúrbio Osteomusculares Relacionada ao Trabalho

A sigla DORT é o conceito da doença para distúrbios inflamatórios, provocados por atividades que exigem do trabalhador uma sobrecarga física e psíquica. E a denominação mais recente e está sendo adotada oficialmente pela norma do INSS em vigor desde 1997.

São inflamações e lesões provocadas por atividades do trabalho, que exigem do trabalhador realizar tarefas em condições que não são boas por exemplo. Trabalhar fazendo força física, posições incomodas e inadequadas, repetitividade entre outros fatores. A partir da instrução Normativa 98 do INSS, este fenômeno e denominado de LER/DORT.

Devido à necessidade de muitos trabalhadores no meio ocupacional apresentarem sintomas de LER/DORT e terem que se ausentar do serviço por algum tempo, e pelo fato de ser uma doença com uma variedade de fatores de risco que não eram conhecidos à intenção de conscientizar e ensinar os trabalhadores com medidas e proteção foi criada. O processo do trabalho pode desencadear ou agravar uma doença ocupacional, provocando ao trabalhador uma lesão corporal ou perturbação funcional da capacidade para o trabalho permanente ou temporário.

 

2. DESENVOLVIMENTO

Considerando que hoje a um aumento no número de trabalhadores com LER/DORT que e um conjunto de distúrbios de origem ocupacional provocado pela inadequação do trabalho ao ser humano que trabalha. Essas lesões por esforço repetitivos sempre foram negligenciados por trabalhadores e empregadores, tendo como fator a não conscientização de ambos os envolvidos. Assim foi criado um estudo da relação entre LER /DORT e a prevenção.

Apesar de ser conhecida há muitos anos a LER tornou-se mais frequentes, a partir da década de 90 devido ao maior uso dos computadores, que vem sendo observadas nos últimos anos por todas as classes trabalhistas, nos dias de hoje está sendo considerada uma epidemia mundial. As entidades estão buscando soluções tanto para prevenir como para tratar. Decorrente de uma origem ocupacional, ela pode ser ocasionada de forma combinada ou não do uso repetitivo e esforço excessivo muscular e postura inadequada.

Cerca de 80 % a 90 % dos casos de doenças relacionadas ao trabalho conhecidos nos últimos tempos são representados pela LER/DORT, o que se torna um problema grave. Esse é sem dúvida um dos reflexos mais diretos das mudanças ocorridas nas condições de trabalho, com a mudança nos processos automatizados, aumento no ritmo de trabalho, aumento na produtividade, cobrança maior na execução das tarefas. Isso sem mencionar a redução dos postos de trabalho, o que vem provocando cada vez mais competição entre os próprios trabalhadores.

Causas da LER/DORT:

  1. Força
  2. Repetitividade
  3. Duração de Carga
  4. Postura e método de trabalho
  5. Tensão

O processo de adoecimento dos trabalhadores tem relação com o modo de trabalho, principalmente em função das exigências do mercado. De olho nos lucros o empregador prioriza a diminuição dos custos de produção, redução de empregos e o aumento da produtividade. Para isso, cria novas formas de organização e equipamentos assim não levando em conta as consequências para a saúde do trabalhador. Atualmente em um país como o nosso, as questões relacionadas com adequação dos ambientes de trabalho ainda estão longes de ser realidade. Apenas algumas empresas estão preocupadas em oferecer aos trabalhadores condições ideais, mas a grande maioria não está preocupada em investir na qualidade de vida do trabalhador e sim apenas quanto que o mesmo vai produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com