TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Organizacional

Dissertações: Liderança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2012  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

Este negócio consiste na montagem de uma loja que comercializa roupas e acessórios infantis e infanto-juvenis, tais como calças, bermudas, blusas, peças íntimas, bonés, meias, cintos, acessórios para os cabelos, calçados, entre outros.

A comercialização de produtos voltados para o público infantil e infanto juvenil exige sensibilidade, criatividade e muita informação. Este segmento é extremamente dinâmico e diversificado, pois lida diretamente com as variações nas tendências da moda, que ocorrem a cada estação e possibilita a atuação com produtos populares ou sofisticados, clássicos ou esportivos.

Mercado

O mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais.

Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta no mercado, como por exemplo o aumento significativo das vendas no período de Natal, Dias das Crianças, Páscoa etc.

O empreendedor que pretende abrir seu negócio neste ramo, deve ter em mente aspectos com foco no mercado consumidor, estrutura da loja, administração do empreendimento, capacidade de se adaptar as exigências do mercado e o controle rigoroso na qualidade dos produtos e, em especial, no atendimento. Até um tempo atrás, as crianças e os adolescentes não eram considerados um público consumidor, no entanto, desde que os empreendedores descobriram este nicho de mercado, o setor só cresce. Os consumidores são bem definidos, crianças de 0 a 9 anos e adolescentes dos 10 aos 14 anos, chamados de "teens". No Brasil, eles representam um contingente de aproximadamente 17 milhões de pessoas. E muitas empresas como, por exemplo, Renner, C&A e Riachuelo, dedicam atenção crescente à moda jovem, tanto para pré-adolescentes como para adolescentes propriamente ditos. É o nicho que mais cresce no setor de varejo da moda. Como fornecedores podemos citar as fábricas de roupas e acessórios, confecções e representantes.

Localização

A loja deve estar localizada em local de fácil acesso com boas condições de urbanização, segurança e movimentação de público. O empreendedor precisará analisar os imóveis disponíveis no bairro, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes e a qualidade dos produtos oferecidos por eles.

Estrutura

A estrutura básica de uma loja de roupa infantil, poderá ser divida em:

- área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega)

- área de administração (escritório);

- área para estoque;

- pequena área de lazer;

- área para vestiário / banheiro.

A decoração da loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoração depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens.

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:

- balcão para atendimento;

- araras;

- provadores;

- espelhos;

- prateleiras/estantes;

- telefone/fax;

- calculadora;

- móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo)

Dicas e macetes relativos ao negócio

-Visite seus concorrentes e procure identificar o que você pode oferecer como diferencial (serviços agregados aos produtos que oferece, preços, horário de funcionamento, número de empregados, tipo de instalação e, principalmente, o grau de satisfação dos clientes). -Conheça profundamente seus futuros clientes, seus hábitos de compra, seu poder aquisitivo, suas preferências, gostos etc.

-Mantenha o ambiente bem decorado, iluminado, arejado e limpo. Além destes cuidados, avalie a necessidade de colocar música ambiente.

-Organize o espaço interno de forma que o cliente consiga visualizar e tocar o produto que procura.

-Procure vender produtos de qualidade e as marcas que seu público quer. E capriche na organização das peças (use estantes, balcões e prateleiras adequadas).

-Crie uma área de exposição para os acessórios, que ocupam mais espaço.

- A vitrine é um excelente recurso de venda, criatividade na exposição dos produtos é fundamental.

-Tenha pelo menos dois provadores com espelhos e boa iluminação. Colocar um espelho maior do lado de fora.

- Contrate vendedores que gostem de lidar com o perfil dos clientes que deseja conquistar.

- Procure oferecer serviços de ajustes de roupas aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com