TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Servidora

Trabalho Escolar: Liderança Servidora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

LIDERANÇA SERVIDORA

ERIC SANTOS

JOSÉ FERNANDO GUSMÃO

RAPHAEL DELA CELA

SUZANA SILVEIRA

TAIANE PINTO DA SILVA

Este texto foi elaborado a partir de pesquisas do tema Liderança Servidora, tema proposto pela docente Isamara Lima educadora da faculdade Ruy Barbosa.

1. INTRODUÇÃO

Descreve-se liderança como a emprego de autoridade concedida de livre vontade ao líder, que rege seus liderados ao objetivo fim de sua tarefa. Ao longo dos anos a liderança transformou-se, ocorrendo uma diversificação de estilos de liderança. Não podemos afirmar que a liderança seja uma ciência exata, pois seus estudos começaram com o líder como ponto focal, considerando apenas sua personalidade motivo de diferenciação entre outros, logo depois essa ideia de desmistificada, apoiando a tese que o líder possui estilos de comportamento.

Hoje acredita-se que os liderados são agentes ativos, capazes de modificar o comportamento do líder. Nesta nova abordagem podemos perceber que situações e liderados influenciam ativamente o comportamento e as escolhas de um líder. Sendo assim, pode-se afirmar que o líder é influenciado por pessoas situações e ambiente.

A liderança servidora baseia-se em princípios fundamentais e rudimentares eles são: o amor e o caráter. Seu maior objetivo é servir as pessoas atendendo suas necessidades. Essa atitude baseia-se em estipular um objetivo, repassar o conhecimento, erguer as barreiras e priorizar a confiança, fortalecendo o relacionamento e desenvolvendo de seus liderados.

2. DESENVOLVIMENTO

A termologia Liderança Servidora (Servant-Ladership) foi utilizado pela primeira vez em 1970 e depois apenas utilizado em um ensaio clássico de Robert K. Greenleaf cujo título é “The Servant as Leader” (GREENLEAF, 1998, P. 3).

Segundo Marinho (2005, p. 06), o conceito de Liderança Servidora contemporânea foi proposta por Robert Greenleaf, em 1977, com o lançamento de seu livro, Liderança Servidora. O autor relata que “é uma nova proposta, que se apoia nos valores intrínsecos da dignidade humana”. Observa-se que o principal pilar desta liderança não é o poder, e sim, a autoridade e confiança obtida com dedicação, sacrifício e amor. A proposta dessa teoria é uma nova perspectiva para exercício da autoridade, onde o servir passa a ser um desejo e não apenas uma obrigação.

A liderança servidora não tem apenas a intenção de ser mais uma teoria, há um proposito maior, algo realmente importante em seu ato de liderar. O líder pode ser igualmente chamado de servidor, pois entende que seus liderados são sua prioridade para conseguir realizar algo grandioso que será vivenciado por todos. Nesta liderança sua principal meta consiste em priorizar as pessoas, para que isso ocorra é importante transparecer confiança ao repassar seus valores e competências.O servidor deve ser alguém com espirito sustentador, capaz de apoiar seus liderados, sempre mostrando que é possível alcançar o objetivo fim daquele grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com