TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANCA SERVIDORA

Artigos Científicos: LIDERANCA SERVIDORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Liderar é servir. A liderança sempre existiu, e se faz necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. Todos somos líderes, ainda que alguns de forma inconsciente, muitas vezes esta liderança está adormecida e pode permanecer assim por anos, ou até mesmo por toda vida, caso o líder interno não seja despertado e desenvolvido.

Dentre tantos tipos de Liderança, falaremos sobre a Liderança Servidora. Tomemos então como exemplo o maior líder de toda a história da humanidade, Jesus Cristo, provocava a reflexão de seus discípulos fazendo-os entender a importância de se superarem e de cumprirem certas tarefas. Repreendia quando tinha que repreender, e elogiava quando tinha que elogiar.

Na Liderança Servidora, o foco não está no líder como estamos acostumados a ver, ou seja, não existe culto à personalidade, grandes feitos, heróis quase míticos, salvadores da pátria, mas gente comum, com um forte desejo de servir aos seus semelhantes para que todos cresçam juntos e, com isso, conseguir um mundo melhor.

Mudar as pessoas dentro da organização não é tarefa fácil, mas cabe ao gestor criar métodos que levem sua equipe a um melhor desempenho profissional e pessoal, principalmente em tempos em que a competitividade é que dita as regras do mercado.

Liderança Servidora

É um modelo de liderança diferenciado , que diante dos desafios que atualmente as empresas vêm enfrentando, pode proporcionar maior integração para a busca de bons resultados. Um líder servidor não foca somente nas pessoas, como o senso comum pode nos propor. Hoje, mais do que nunca, a atenção do líder também está voltada para as tarefas. Então, o líder foca nas pessoas e nas tarefas, desenvolve suas relações com base na autoridade, visa atender a uma ou mais necessidades através do serviço.

A Liderança Servidora vem aumentando absurdamente e um dos motivos é a economia global, que almeja qualidade com baixo custo, ou seja, produzir mais por menos no menor tempo possível, e a forma de fazê-lo é distribuindo poder para as pessoas, mas para isso é muito importante que esses colaboradores entendam a cultura da empresa e se mostrem capazes de diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia, para que seja posto em prática são indispensáveis:

• Confiança entre ambas as partes;

• Qualificação técnica para executar as tarefas delegadas;

• Compromisso com os objetivos da empresa;

• Feedback instantâneo sobre o andamento dos processos;

• Capacidade de auto-supervisão, dentre outros.

A participação de funcionários na administração da empresa aumenta o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores, que se sentem muito mais valorizados, sendo esse um dos grandes atrativos para reter os melhores talentos.

Acreditar na capacidade das pessoas, auxiliando-as a desenvolver seu próprio potencial, priorizando a cultura da organização e a satisfação dos clientes, não deixa de ser uma forma de investimento nos negócios. O mercado já não permite processos lentos e burocráticos, portanto dar autonomia a quem está realmente preparado só vai agregar valor à organização e fazer com que se esteja à frente da concorrência.

Papel do Líder Servidor enquanto Gerente no Processo de Mudança na Organização

Embora não seja tarefa fácil mudar comportamentos e atitudes das pessoas, para um líder servidor isso é uma conseqüência natural do seu estilo de liderança e forma de agir com as pessoas. Ele é quem passa a receber o feedback dos liderados e busca reformular métodos e processos baseados nas reais necessidades dos membros do grupo, pois acredita que estes por estarem constantemente inseridos no processo, compreendem melhor as dificuldades. Logo, busca reformular os processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com