TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essencia da liderança servidora

Por:   •  17/11/2015  •  Artigo  •  4.680 Palavras (19 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 19

A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA SERVIDORA

Aspectos relevantes reportados no livro O Monge e o Executivo

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de apresentar os conceitos, os princípios, os desafios, os obstáculos e os aspectos comportamentais relacionados a liderança servidora proposta pelo escritor James C. Hunter em seu livro intitulado “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”. A princípio, apresenta-se a teoria sobre a liderança servidora enfatizando as cinco principais atitudes de um bom líder. Na seqüência, relata-se a força da teoria da liderança servidora nas empresas com o intuito de explicar a importância de se ter o coração, a mente e o espírito dos funcionários, bem como, os principais fatores de sucesso de um líder modelo frente ao mercado globalizado. Por fim, faz-se uma breve descrição das principais características individuais dos personagens estabelecendo uma relação entre suas características e as possíveis causas e conseqüências de cada comportamento.

Palavras-Chave: Liderança servidora; Autoridade; Amor; Competitividade

ABSTRACT

This article aims to present the concepts, principles, challenges, obstacles and behavioral aspects related to servant leadership proposed by the writer James C. Hunter in his book entitled "The Servant: a story about the essence of leadership". At first, presents the theory of servant leadership with emphasis on five main attitudes of a good leader. In sequence, present the strength of the theory of servant leadership in business in order to explain the importance of having the heart, mind and spirit of the employees, as well as the main factors of success of a model leader in the marketplace globalized. Finally, it is a brief description of the main features of individual characters by establishing a relationship between their characteristics and possible causes and consequences of each behavior.

Keywords: Servant leadership; Authority; Love; Competitiveness

1. INTRODUÇÃO

Na década de 70, a concorrência existente no mercado internacional era muito pequena, o que fazia com que não houvesse a preocupação com as pessoas, mas somente com o trabalho resultando a produção em si. Com o passar do tempo e com a acirrada competitividade de mercado, outras formas de administração e liderança foram surgindo. Atualmente as empresas mais bem sucedidas adotam o conceito de liderança servidora.

Sugestão: dentro desse cenário a liderança servidora foi uma das abordagens que vem ganhando espaço no meio organizacional (MESMO ASSIM PRECISAMOS DE UMA REFERÊNCIA) (Lacerda, 2007)

(ESSE TIPO DE AFIRMAÇÃO PRECISA ESTAR BASEADA EM FATOS... SE NÃO TEMOS UM LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO PENSO QUE NÃO PODEMOS AFIRMAR CATEGORICAMENTE Q A MODERNIDADE ESTÁ ATRELADA A LIDERANÇA SERVIDORA. OU AO MENOI UMA REFERE Q INDIQUE ISSO)

O primeiro a utilizar este termo foi Robert Greenleaf: “Good leaders must first become good servants” (Essentials of Servant Leadership – 1977). A idéia original de Greenleaf nasceu da leitura de um texto de Herman Hesse – Journey to the East. Uma variante desta história foi introduzida no filme “Lendas da vida”, onde um golfista encontra um carregador de tacos que aparece misteriosamente e o ajuda a recuperar sua técnica perdida em função de traumas de guerra (EGEA, 2008).

Os princípios da liderança servidora colocam em xeque os modelos clássicos da liderança, que era exercida com base no poder e na unilateralidade. O poder e a hierarquia, tradicionalmente tidos como argumentos suficientes para impor a liderança, cedem espaço para a autoridade que pressupõe uma liderança conquistada e não imposta (HUNTER, 2004).

2. A TEORIA DA LIDERANÇA SERVIDORA

A liderança servidora impõe os desafios de um processo de quebra de paradigmas: o de repensar verdades, atribuição de causalidades e propor finalmente novas maneiras de se comportar para conseguir alcançar os objetivos almejados.

Segundo essa abordagem a decisão de ser um líder é pessoal. Quando essa escolha é feita, assume-se uma grande responsabilidade, pois liderar é sinônimo de influenciar e isso causa interferência na vida de outras pessoas, na sua carreira, família, valores e ética. A partir do momento em que as ações do líder incluem o atendimento das necessidades de seus seguidores e estes reconhecem a sua habilidade de influenciá-los, sua liderança se legitima.

Os primeiros princípios sobre liderança servidora podem ser aprendidos no ambiente familiar saudável. O amor propicia aos pais a condição fundamental para serem reconhecidos como líderes: ao ter como objetivo satisfazer as reais necessidades de seus filhos e ensiná-los a construir seu caráter, os pais agem como líderes servidores, tornando-se referência na vida dos mesmos. Pais afetivos e coerentes conquistam a autoridade perante seus filhos, e seus ensinamentos continuam a exercer influência em toda sua vida. MODIFIQUEI PQ TINHA MTA PALAVRA REPETIDA...

A instrução, que tem o papel de complementar os ensinamentos e o modelo fornecido pelos pais, vem a partir da educação formal, da escola. Na escola os filhos têm a oportunidade de aprender o ingrediente que complementa o aprendizado sobre princípios da liderança, que é o conhecimento. Sem o conhecimento a respeito das coisas e da diversidade humana as pessoas não conseguirão exercer sua influência por meio da compreensão dos diferentes tipos de pessoas. Ao se deparar com metas, regras e um conjunto de conhecimentos e teorias, inicia-se o arranjo de educar para servir, onde o mínimo de dedicação ao conhecimento é pré-requisito: uma boa educação formal é a base para a liderança.

Ao ver pais tentando ser os melhores amigos dos filhos em vez de proporcionarem a liderança de que precisam, com limite, amor, feedback e disciplina, e ao ver educadores mais interessados em cumprir o programa antes que o semestre acabe ao invés de ajudar os estudantes a desenvolverem o próprio caráter, pouco se faz de fato pelas pessoas. Desse modo os jovens estarão cada vez mais distantes da oportunidade de se desenvolverem como pessoas, pois não têm acesso a um ambiente que proporcione a preocupação com os valores essenciais para a formação do caráter (DELBIN, 2006).

ESTA FRASE ESTAVA SEM SENTIDO, NÃO SEI DA ONDE FOI TIRADA... MAS EU MUDEI PARA DAR SENTIDO, SÓ PRECISA CHECAR SE REALMENTE ESTÁ DE ACORDO COM A IDÉIA ORIGINAL DO AUTOR CITADO.

A frase citada no livro pela personagem Teresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com