TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Sustentavel

Trabalho Universitário: Liderança Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

2.4- Liderança sustentável: um diferencial para as empresas

Redução de riscos para a organização é um cobiçado objetivo do meio corporativo. Mas diante de tantas mudanças que acontecem em uma velocidade que chega a espantar até mesmo os mais experientes, é preciso estar alerta para quem pode contribuir efetivamente para o negócio. Dentro dessa perspectiva, um tema tem se destacado entre os dirigentes organizacionais: a liderança sustentável.

E isso não ocorre por acaso, afinal, hoje, a atuação do líder sustentável é considerada uma forte aliada para as organizações. Durante a realização de um Fórum Mundial de Liderança e Alta Performance, o professor Peter Senge fez um alerta ao destacar que em uma situação de crise, as pessoas esperam que alguém tome uma iniciativa, dê um direcionamento para a solução do problema. Quando isso ocorre, surge em cena a liderança.

De acordo com Luiz Eduardo Loureiro, diretor da Monteiro Associados Consultoria Empresarial e especialista em gestão empresarial, a relação entre gestores e sustentabilidade corporativa é uma relação de amor e ódio. "Amor, porque os executivos têm se conscientizado da necessidade da inclusão da sustentabilidade nas corporações e nas suas vidas. Ódio, porque a grande maioria das empresas ainda mede seus profissionais pelos resultados de curto prazo", comenta.

Vale destacar que nosso entrevistado iniciou sua pesquisa e experimentação sobre o papel da liderança no desenvolvimento sustentável a partir da atuação profissional no Banco Real, onde, ao desempenhar funções comerciais, alavancou os resultados de sua unidade e o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe utilizando os conceitos e ações de sustentabilidade difundidas na instituição. Em entrevista concedida ao RH.com.br, Loureiro ainda faz um alerta: a área de Recursos Humanos ainda está distante da Sustentabilidade Corporativa e isso deve ser revertido o mais breve possível. Segue a entrevista na íntegra e boa leitura!

A sustentabilidade tem se inserido nas empresas por vários motivos, entre eles destaco as exigências normativas e legais, a exigência do mercado consumidor através das campanhas de consumo consciente, e também como parte de campanhas de marketing que visam a melhoria de imagem ou reposicionamento da marca. Apesar de todas as formas de entrada na sustentabilidade ser bem-vindas, as que citei tendem a ser inócuas, pois não consideram o tema como estratégico para a empresa. As empresas que têm tido bons resultados com a sustentabilidade inseriram-na transversalmente em todo o seu negócio.

São empresas que assumiram um compromisso não só com seus acionistas, mas também com a sociedade e o planeta. Estas empresas sabem que o lucro é fator fundamental para o processo de sustentabilidade, sem ele qualquer ação nesse sentido seria rapidamente interrompida. As organizações sabem também que o lucro não bastaria sem a preservação do meio ambiente, que fornece insumos e condições para que o consumo aconteça e que cuidar do bem-estar e da inclusão social de forma ampla, além do altruísmo que isso representa, aumenta o tamanho do mercado consumidor, ajudando, ao final, a perenidade da empresa. Objetivo claro de investidores e executivos com visão de longo prazo.

Em muitas empresas, a sustentabilidade ainda está restrita a um departamento que, apesar de toda a boa vontade, age de maneira isolada, totalmente desvinculado do negócio da empresa. Ações relacionadas à ecoeficiência, como eficiência energética, à redução de resíduos e poluentes são bem-vindas sempre, mas não é sustentabilidade. Filantropia é extremamente necessário, mas também não é sustentabilidade. A sustentabilidade deve permear todas as áreas e departamentos da empresa, ter seus principais conceitos, benefícios e exigências amplamente difundidos, assimilados e praticados não só por toda a empresa, mas também por seus stakeholders. Ações isoladas ou reativas, como cumprimento de exigências legais, são percebidas como custo para as empresas. A sustentabilidade devidamente inserida na estratégia organizacional torna-se investimento com ótimo resultado para o acionista, funcionários, sociedade e meio ambiente.

Ainda é uma relação de amor e ódio. Amor, porque cada vez mais os executivos têm se conscientizado da necessidade da inclusão da sustentabilidade nas corporações e nas suas vidas. Ódio, porque a grande maioria das empresas ainda mede seus profissionais pelos resultados de curto prazo. Enquanto o bônus semestral for concedido com base apenas no resultado financeiro do período, não vejo como mudar isso. A minha sugestão é que parte do bônus, ou de qualquer outra forma de remuneração variável, seja vinculada a ações de sustentabilidade. A incoerência citada, na maioria das vezes, é determinada pelo acionista, que ainda não enxerga as enormes vantagens de curto prazo e o aumento das possibilidades de lucro futuro que a sustentabilidade proporciona.

Identificamos oito competências essenciais para o líder sustentável que são as seguintes: apreço às pessoas e ao meio ambiente; visão sistêmica de longo prazo; foco no resultado; empenho na autossuficiência da equipe; percepção e sensibilidade à mudança; visão integradora; coragem para assumir riscos; paixão e constância no propósito. Na descrição das oito competências, encontramos características de liderança como: ter uma estima especial pelas pessoas e seu desenvolvimento; saber que a ausência de resultados determina a interrupção do ciclo de sustentabilidade para todos os envolvidos; ser questionador da política e da prática social e ambiental das companhias. Os líderes que estão fazendo a diferença possuem estas características.

Sim, porém, a capacitação é muito mais comportamental do que técnica. Ser sustentável é mais simples do que parece e depende fundamentalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com