TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança: Um Papel A Ser Exercido, não Um Cargo.

Casos: Liderança: Um Papel A Ser Exercido, não Um Cargo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

c

Carlos Cruz atua como Palestrante, Coach e Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

www.carloscruz.com.br

Liderança: Um papel a ser exercido, não um cargo, é um artigo que descreve como surge um líder dentro de uma organização, mostrando como é capaz de utilizar essa mesma para com toda sua equipe de funcionários valorizando os resultados e as pessoas, fazendo disso algo que tratado de maneira correta venha a trazer resultados positivos.

O artigo é dividido em tópicos/perguntas as quais são: Como saber se posso ser um líder?, Qual deve ser o foco de trabalho de um líder? e Quais competências um líder deve ter?. O foco narrativo é trazer o conhecimento do que é liderança e esclarecer dúvidas frequentes de quem não conhece esse tipo de gestão.

A introdução da obra vem a falar qual é a ideia do papel a ser exercido como líder, mostrando o quanto o líder dentro de uma empresa vem a ser uma figura motivadora capaz de impulsionar o crescimento dos colaboradores e consequentemente da organização alertando também que se a ideia de liderança for interpretada de maneira errada pode trazer resultados negativos para o gestor e seus liderados. Fala-se também de como os funcionários motivados por seu(s) líder(es) assumem diversos papeis dentro da empresas para executarem suas tarefas com sucesso, isso por consequência da adoção de organogramas horizontais, onde os setores da empresa se comunicam de maneira mais eficaz, evitando ruídos na mesma e flexibilizando o processo de desempenho das diferentes áreas de atuação.

No primeiro tópico/pergunta, Como saber se posso ser um líder?, o autor responde essa pergunta contradizendo o que muitas pessoas pensam, dando a ideia de que ser um líder e mais do que ter um cargo de chefia dentro de uma organização, e sim é ter a capacidade de influenciar as pessoas, motivando-as a realizarem algo, sem força-las, de maneira natural, até mesmo no dia-a-dia, e isso faz com que você possa executar essa atividade independente do seu “status”, e dentro de uma empresa, até o mais simples funcionário pode exercer um papel de liderança para com os outros colaboradores. Relata-se também a importância de desenvolver esse lado, e melhorar a cada dia, pois se você melhora todo o dia 1%, no final de 1 ano, você terá melhorado mais de 300%, o que é uma melhora significativa, e com isso ate no dia-a-dia dentro e fora de uma organização, você será reconhecido por essa sua qualidade.

O foco de trabalho para um líder é algo significamente importante, e essa é a pergunta feita no 2º tópico, Qual deve ser o foco do trabalho de um líder?. Nessa parte o autor relata um dos segredos de ser um líder dentro da organização em que trabalha que é o foco nas pessoas e nos resultados. Nesse caso é de grande importância dar atenção a esses 2 focos, pois se o foco for somente nas pessoas, você terá uma equipe com um bom relacionamento e bom estado emocional, porem, faltará alcançar as metas, e se caso você foca somente nos resultados, você terá uma equipe bastante eficaz, mas, que contrapartida a mesma equipe terá dificuldades de relacionamento e várias situações de desgaste emocional.

No ultimo tópico/pergunta, Quais competências um líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com