TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Empreendedorismo

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

      Liderança e Empreendorismo.

Turma: 11.1

Grupo: 10

Componentes:

Thayane Guimaraes Labre da Silva (Ciências Contábeis).

Thuany Thaís Ferreira Lopes (Tecnologia em Marketing).

Ulisses Tartarini da Costa (Tecnologia em Logística)

               As empresas que vieram de baixo e os seus grandes líderes.

      Na maioria das empresas (sejam elas grandes ou pequenas), o líder, o recursos humanos, o departamento de pessoal e outras funções departamentalizadas nas grandes empresas, se resumem em uma única figura. Eles são responsáveis por encaminharem a empresa ao sucesso e manter seu pessoal sempre motivado nos momentos favoráveis e nos não favoráveis. Isso os torna ainda mais admiráveis, pois no Brasil e no mundo esses profissionais têm se destacado cada vez mais; eles ocupam lugar de grande importância na economia do país e na geração de empregos. No nosso trabalho vamos contar um pouco da historia de alguns empresários , como eles conseguiram construir as suas empresas,com qual estilo de lideram a suas empresas, e como eles fizeram e fazem a diferença no mundo dos negócios. Iremos falar de três empresários Alexandre Tadeu da Costa, criador e líder da empresa Cacau Show; de Steven Paul Jobs inventor, empresário e executivo da Apple; e Heloisa Helena Assis, fundadora do Instituto de Beleza Natural.

     O sucesso depende de foco, é o que disse o Alexandre Tadeu da Costa, ainda jovem com os seus 17 anos revendedor de chocolates aceitou um grande desafio entregar dois mil ovos de chocolates sendo que esses ovos teriam um peso fora de padrão, ao constatar que a fábrica não produziria os ovos o jovem visionário determinou que cumprisse com sua palavra. Costa correu atrás de ajuda e colocou a mão na massa literalmente, o jovem trabalhou por três dias com muita determinação e conseguiu entregar os dois mil ovos.

     Dai então com o lucro ele obteve desse grande desafio o jovem deu início a Cacau Show, que atualmente é considerada uma das maiores empresas do mundo nesse ramo com mais de duas mil franquias. O jovem investiu todo o lucro que obteve na fundação de sua empresa em funcionários qualificados, maquinários e fez vários cursos de espacialização.

     Esse grande líder afirma que “A gente nunca chega lá. Se eu achar isso, será o começo do fim”, por essa afirmação pode-se constatar que Costa exerce sua liderança através do estabelecimento de metas e objetivos e que esses uma vez alcançados são estabelecidos novos e está sempre buscando a superação. Em entrevista a revista pequenas empresas grandes negócios quando perguntado sobre quem o inspira no empreendedorismo, Costa conta que tem diversas referências na área e que foi aprendendo um pouco sobre as principais características deles que construiu sua própria trajetória. Outra pergunta que também revelou um pouco mais sobre suas inspirações foi sobre qual negócio ele gostaria de ter criado e sua resposta foi a Apple, revelando assim sua admiração pelo autor dessa grande fundação, tendo em vista que Steve Jobs é inspiração para grande parte dos empreendedores.

     Alexandre Tadeu da Costa exerce uma liderança completamente participativa, valoriza a relação com os seus colaboradores e buscar manter um ambiente de trabalho familiar em que eles possam se sentir a vontade para fazer o que sabem de melhor.

     Da garagem de uma casa para uma das empresas mais valiosas do mundo, esta é uma das histórias mais surpreendes quando se fala em liderança corporativa. O que não podemos deixar atribuir sobre a Apple, grande empresa de tecnologia, é a grande capacidade empreendedora de seu co fundador, Steve Jobs. Este que foi um empreendedor que ao longo de sua vida criou empresas como a Apple, Next e Pixar, não era engenheiro, mas nem por isso deixou de ser um gênio da criação a frente de seu tempo. Suas características como líder e representatividade dentro da empresa estavam em outras habilidades: seu poder de persuasão e senso estético.

     Junto com Steve Wozniak, Steve Jobs fundou a Apple na garagem de sua casa. Produziram lá seu primeiro produto, a Apple I e Jobs foi o responsável pela primeira venda, porém o sucesso veio após o aperfeiçoamento do mesmo, o Apple II. A partir daí se deu a comercialização de computadores realmente acessíveis a leigos, os computadores pessoais como vemos atualmente. Levando a empresa ser uma das mais respeitadas no ramo tecnológico.

     Em sua biografia Woniak disse que quando criou o seu primeiro computador não tinha a intenção de vendê-lo. “Projetei o Apple I porque queria dá-lo gratuitamente a outras pessoas”, escreveu. Jobs foi a pessoa que fez com que ele mudasse  de idéia, argumentando que ao realizarem esse projeto estariam criando sua própria empresa mesmo que não obtivessem sucesso, e isso o fascinou.

     No filme biográfico (Jobs), baseado na sua carreira como inventor, podemos observar como o seu comprometimento e busca incansável em trazer um produto novo para o mercado, algo realmente diferente que surpreendesse as expectativas das pessoas, fora determinante para que a Apple se tornasse uma das empresas de tecnologia mais respeitadas da época.

     Porém como nada em nossas vidas são só flores, na década de 80 ele foi afastado da presidência e diretoria executiva devido a uma disputa de poder com o conselho da empresa. E após esse fato a empresa perdeu sua identidade com a inovação. Conseqüentes perdas de mercado e faturamento foram amargadas e fizeram com que a Apple chegasse quase a falência.

     Em 1996 a Next, empresa que Jobs também criara, foi adquirida pela Apple e conseqüentemente Steve Jobs volta a fazer parte do seu quadro e consegue novamente, estar à frente da empresa. Com isso devolve sua identidade, coloca ordem na casa, cria novas linhas de produtos e consegue colocá-la no patamar que tinha tempos atrás.

     Dentre as criações mais evidentes feitas por Jobs a frente da Apple como: a Apple I e II, a idealização de um sistema operacional para computadores o iOS, iMacs, iPhones, iPads e itunes, é importante ressaltar como esses produtos foram pioneiros, transformando e criando novos mercados. Se de certa forma temos a tecnologia ao nosso alcance como vemos hoje, parte disso se deve as inovações dos produtos idealizadas por Jobs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com