TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Capítulo 9 Do Livro Comportamento Organizacional

Artigo: Resumo Do Capítulo 9 Do Livro Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  2.685 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Capítulo 9

Os autores iniciam com uma ligação com um conceito da física, em que o “stresse é uma força externa, que produz nos corpos uma reacção de deformação, o strain (p. 255). O conceito da física é usado metaforicamente para melhor entender como o stresse age no indivíduo em situações psicológicas de tensão, sabendo-se que cada um tem seus prórpios limites e diferente elasticidade para suportar mais ou menos pressão. Para alguns autores o stresse seria um estado emocional despoletado por ameaças pontuais, como um predador, por exemplo. Para o Guia do Stress Ocupacional da Comissão Européia o Stresse é um padrão de reações comportamentais, emocionais, cognitivas e psicológicas a aspectos adversos e nocivos relacionados com o conteúdo, a organização e o ambiente de trabalho. Desta forma, o stresse tem sido estudado como estímulo, como resposta ou como interação entre estímulo e resposta sob a forma de um tipo de desequilíbrio entre a pessoa e o seu meio envolvente.

O Stresse como Resposta serve de alarme, indica um estágio de resistência ou mesmo o limite da exaustão. Considera-se o Distress como o efeito negativo ou desagradável enquanto o Eustress o efeito positivo ou desagradável do Stresse.

O Stresse como Estímulo procura identificar eventuais fontes de pressão, na Interação ele marca as relações entre stresse como resposta e como estímulo. O Stresse como Transação não está nem na pessoa nem na situação, está na interação entre ambas.

Assim, existem vários modelos teóricos que tratam do Stresse Ocupacional, como:

¨ Teoria dos acontecimentos da vida são os esforços requeridos para se ajustar frente as situações da vida geram um desgaste que pode causar danos a saúde, como a Morte de cônjuge, o Divórcio, a Separação do casal, o Termo de detenção, a Morte de familiar próximo, os Acidentes ou doenças graves, o Casamento, o Despedimento, entre outros.

¨ Modelo de Ajustamento pessoa-ambiente é a correspodência entre as características do indivíduo e as do ambiente, em caso da sua falta gera stresse, como o Desajustamento entre as exigências do trabalho e as competências do indivíduo.

¨ Modelo Exigência-Controlo é a alta exigência do trabalho e baixa latitude de decisão, culminam no stresse.

Numa breve síntese, pode-se dizer que é um tema subjetivo, porque o que é o stressor de um não será para outro. Também o trabalho e as organizações são fontes de pressão, assim como o papel individual no ciclo do stresse é ativo. Por fim, o stresse ocupacional tem conseqüências psicológicas, fisiológicas e comportamentais.

São identificados os Antecedentes e Causas do Stresse Ocupacional

¨ Entre os Stressors Organizacionais estão as Características do papel, que geram conflito e ambiguidade; a Liderança, principalmente os autoritários e autocráticos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com