TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Exames: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2012  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 4

Compras

“A atividade compra tem por finalidade: suprir as necessidades da empresa mediante a aquisição de materiais e/ou serviços, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas”.

A área de compras é uma parte muito essencial do Departamento de Material Suprimento e tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, ter as quantidades necessárias para satisfazer no momento certo com as quantidade corretas, verificar se recebeu o que foi comprado e dar sequencia ao processo. Compra é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante que ajuda a manter o processo de produção satisfatório.

De acordo com o que vemos acima é um departamento de vital importância que se estiver bem elaborada e administrada vai trazer lucros dentro da própria fabricação do produto.

• Tipos de compras:

1- Centralizadas e as descentralizadas.

Com as compras centralizadas, as empresas podem obter melhores preços e serviços em função do maior volume praticado com os fornecedores, recebendo atenção especial por parte deles. Os valores de transportes também podem ser reduzidos em função do volume de compras. As compras descentralizadas, por sua vez, podem oferecer uma velocidade maior de atendimento se praticadas localmente, influenciando ainda o custo do transporte. Algumas organizações optam por utilizar os dois conceitos, comprando itens mais estratégicos de forma centralizada, enquanto as compras de menor quantidade são realizadas localmente.

A centralização das compras da aos empresários o poder de compras e de barganha no preço, mas ficariam restritas as cotações de preços menores. Já, as descentralizadas pode se ter mais flexibilidade de pesquisa uma vez que o setor de compras não estaria em nenhum fornecedor.

2- Recompra direta

Trata-se de um procedimento rotineiro, no qual o comprador simplesmente repete pedidos anteriores, sem nenhuma alteração. Podem inclusive contar com sistemas de compra automatizados, via computador.

3-Compra Modificada

Trata-se de um tipo de compra que envolve o exame de uma serie de alternativas antes da sua concretização. Geralmente decorre de mudanças efetuadas nas condições de compra de uma aumento de preço, forma de entrega, prazo de pagamento, tendo alguma mudança se reavalia.

4-. Compra Nova

Trata-se de um processo inicial de compra ou aquela que é efetuada uma única vez.

Aqui podemos falar de compras especificas de materiais grandes, ou confeccionados para fins específicos por isso, compras novas podem envolver grande número de tomadores de decisão, necessitando de grande numero de informações sobre os produtos e fornecedores alternativos.

ROTINAS SIMPLIFICADAS DE COMPRAS 2.1. Fluxograma da Rotina da Gestão de Compras

Figura 1, Fluxograma. Fonte: Elaborado pelo pesquisador de acordo com as orientações de ARNOLD1

Como pode se observar no fluxograma acima, o processo de compras começa com a requisição de compras, repassada para o setor, que consulta o cadastro de fornecedores, se tiver. Logo em seguido é feito o pedido de cotação aos fornecedores, encaminhando-se logo a seguir para o setor de tomada decisões. Por fim se faz o pedido de compra. Logo após é recebido o material com a nota fiscal, passando pelo recebimento e sendo logo armazenado.

O ciclo de Compras

São todas as partes que se fazem necessárias para dar andamento ao processo de aquisição de materiais, sejam eles para compras de recursos materiais, quanto para recursos patrimoniais. Na afirmação ARNOLD (1999. p209) o ciclo de compras consiste em seguir os seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com