TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

Questões:

Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos?

R: As atividades primárias são três:

Transportes: Refere-se aos diversos procedimentos de movimentação de produtos. Algumas das alternativas para o transporte são: Rodoviário, Ferroviário e Aeroviário. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quando ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.

Manutenção de Estoque: Para se atingir um grau razoável de disponibilidade de um determinado é necessário manter estoques. O uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma das atividade-chave da logística.

Processamento de pedido: A importância do procedimento de pedido resulta do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também a atividade primária que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços.

Defina o que são atividades chave e atividades de suporte, como cada uma delas impacta na gestão da cadeia de

suprimentos?

R: São as que os impactos das atividades chaves e de apoio da cadeia de suprimento estão ligadas diretamente aos custos e lucros de uma empresa, a gestão da cadeia logística em si nada mais é que a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente. Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estraté-gias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interações entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas. Sendo assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema. A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas, ela envolve também o fluxo de informações e capitais entre as mesmas companhias, a comunicação por exemplo é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística nos quais os membros dessa cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da mesma, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas. Como as atividades primárias, estas também podem ser divididas em uma série de atividades de valor distintas, específicas a uma determinada indústria, porém são classificadas de forma genérica em quatro categorias:

Aquisição: esta se refere à função de compra de insumos empregados na cadeia de valor da empresa, e não aos próprios insumos adquiridos, embora estes insumos adquiridos (matérias-primas, suprimentos, máquinas, equipamento de laboratório e escritório e outros itens de consumo) estejam comumente associados a atividades primárias, eles estão presentes em cada atividade de valor, inclusive atividades de apoio.

Desenvolvimento de tecnologia: o desenvolvimento de tecnologia consiste em várias atividades que podem ser agrupadas, em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com