TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Trabalho Escolar: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso no CD Arco Íris

Gestão da qualidade e nível de serviços logísticos.

Trabalho de Conclusão do Módulo Gestão de qualidade e nível de serviços logísticos, do Curso de Logística Empresarial, da Faculdade dos Guararapes.

Professor: Gustavo Boudoux.

JABOATÃO DOS GUARARAPES 2014

SUMÁRIO

1 Histórico do CD.... ...................................................................................................... 03

2 Estrutura de armazém.................................................................................................. 04

3 Pontos críticos.............................................................................................................. 05

4 Análise de Swot........................................................................................................... 06

5 Referências bibliográficas............................................................................................ 07

HISTÓRIA DO CD:

O CD do Arco Iris na BR 101 teve seu surgimento em 2011 com a terra-plangem na área verde, terreno rochoso, solo desconhecido. É nesse cenário que brota o mais ousado empreendimento da família Arco-Íris a nova central logística e Administrativa. Mais que uma necessidade um ponto de partida para o crescimento da empresa.

Em 2012 teve início a sua materialização situada às margens da BR-101, possibilitando atender às regiões Norte e Sul de forma rápida e estratégica, o terreno de 20 mil m2 já contava com quase a metade da área construída, sendo 767 m2 destinados ao frigorífico – antecâmara e câmara, além de uma área verde de 8mil m2. O tempo passava e o sonho se materializava cada vez mais.

A transformação veio em 2013 com a construção do prédio administrativo, com uma área de mais de 2.500 m2, devido a 4 pavimentos, além de amplo estacionamento. Um espaço moderno, pensado para reunir todos os departamentos e acomodar ainda salas de reunião e descanso, refeitório e tudo mais que é necessário para se trabalhar com conforto e qualidade de vida.

O futuro sonhado chegou em 2014 mais com os pés no chão, tudo levou quatro anos para se torna real. Um sonho construído com dedicação e competência de centenas de colaboradores. Aqui nasce definitivamente o CD do Arco-Íris, orgulho de todos que fazem parte dessa grande família, fundamental para o desenvolvimento para um futuro com voos cada vez mais altos.

MISSÃO

Oferecer uma excelente experiência de compra ao cliente e um ambiente atraente aos colaboradores.

COMPROMISSO

1. Bom atendimento

2. Oferecer preços justos

3. Segurança da qualidade dos produtos

4. Conforto para os clientes

NOSSOS VALORES

Espiritualidade: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Ética: Todas as nossas condutas serão pautadas por princípios morais de integridade, honestidade, justiça, transparência e senso de responsabilidade, com foco permanente na sustentabilidade.

Família: Agiremos como uma família unida, que trabalha de forma integrada, solidária e se trata com respeito e confiança, num clima de alegria e amizade fraterna.

Inovação: Buscaremos de modo constante ter atitude e coragem de ousar e a sabedoria de inovar para fazer melhor a cada dia.

Resultado: Trabalharemos comprometidos com as nossas metas com foco na qualidade, prevenção e redução das perdas e sendo cuidadosos com os custos e despesas.

Valorização do cliente interno e externo: Buscaremos atender as expectativas de nossos clientes internos e externos e sempre que possível superá-las, tendo o compromisso de valorizar, reconhecer, motivar e capacitar nossos colaboradores.

O ARMAZEM:

Tem capacidade para armazenar 7.200 SKU’s com um giro médio de 150 tons dia, a armazenagem está distribuída entre armazenamento em porta paletes e blocados.

FLUXO DA EXPEDIÇÃO DE PRODUTOS:

FLUXO DO RECEBIMENTO:

PONTOS CRÍTICOS:

ANÁLISE DE SWOT

Positivo:

• Alto potencial de armazenagem , dispondo de aproximadamente 7 mil posições /pallet.

• Infraestrutura coerente com a movimentação, imóvel novo, contando com 14 docas .

• Localização privilegiada para atendimento de toda região metropolitana.

Negativo:

• Baixo entendimento e interação das áreas relacionadas quanto ao nível de atendimento às lojas. Ex.: Dispões de itens que as lojas estão precisando, porém não consegue realizar a logística de forma a atende-las, desta forma prejudicando o cliente final.

• Não utilização da curva ABC, gerando; Custos extras em movimentação das mercadorias, perda de produtividade no carregamento, não cumprimento do FIFO/LIFO, maior incidência de itens em Shel Life.

• Falta de controle nos itens avariados ou em Shelf Life.

• Layoutização inadequada; Ex.: Área de picking pequena e descentralizada .

• Falta de balança de precisão.

• Ausência de um sistema eficaz para garantir o gerenciamento de estoque.

Preocupações:

• Falta de mão-de-obra para realizar os cadastros dos 7.200 SKUs no WMS, ainda não implantado no CD.

• Alto custo com equipe de aproximadamente 120 pessoas na operação de movimentação e armazenagem, com uma média de expedição de 150 Ton/Dia.

Ações:

• Realizar análise das necessidades das lojas de forma antecipada, contemplando lead time de recebimento x separação x carregamento x entrega.

• Identificar os itens de altos, médio e baixo giro, paralelo a isso, definir padrão e localização adequada de armazenagem para cada SKU.

• Trabalhar de forma preventiva, com registros de controles operacionais, desta forma identificando a causa raiz da principais perdas , aplicando plano de ação para as mesmas.

• Readequação da área de picking, deixando área de forma centralizada e próxima ao carregamento.

• Implantação da balança, para melhor controle das cargas expedidas, afim de identificar e minimizar erros de carregamento.

• Implantação do WMS (Em andamento).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://supermercados-arcoiris.com.br/quemsomos.php

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »