TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Trabalho Universitário: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

APTSUniversidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Logística Empresarial

Prof. EAD: Karen Angely Grubert Rojas

Fábio José de Morais Pereira: 6916362151

Gisele Amador da Silva: 6506256966

Helsom Cunha: 7982707519

Israel Aparecido da Costa: 8136741232

Valdânia Oliveira Souza: 6790399770

Campinas / SP

2014

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD: Karen Angely Grubert Rojas

Professor tutor presencial: Flavio Denis De Jesus Teixeira

Professora tutora a distância: Vanessa Neves de Oliveira

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Logística Empresarial para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Campinas /SP

2014

INTRODUÇÃO

A importância do estudo da Logística para as empresas atualmente decorre do aumento da competitividade nos mais diversos setores, sendo esta, um dos seus principais instrumentos. As que ainda estão nos moldes tradicionais, que não se adaptaram a nova realidade de um mundo globalizado, onde houve a mudança de percepção de que só importava os lucros e que, o meio e o como não fazia parte das suas preocupações, tem deixado de fazer parte do cenário mercadológico competitivo atual.

A evolução constante da logística nos últimos anos, fez dela uma ferramenta de aperfeiçoamento do desempenho e elemento-chave na gestão de negócios, sendo inquestionável a sua viabilidade em qualquer empresa.

Nesta atividade abordaremos alguns conceitos logísticos em uma experiência vivenciada por um dos integrantes da equipe na empresa onde ele trabalha - a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tendo como objetivo e desafio elaborar um Plano de melhorias para a mesma, com o foco no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de suas atividades da cadeia de logística, diagnosticando os aspectos favoráveis e aqueles que necessitam de melhorias.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações é a maior estrutura logística nacional, com sede em Brasília-DF, atua no segmento postal, sendo detentora da exclusividade sobre os serviços de recebimento, transporte e entrega de carta, cartão postal e correspondência agrupada e o recebimento, transmissão e entrega de telegramas, conforme previsto na lei 6538/78, somando- se a esses, encomendas. Além de serviços financeiros como correspondente bancário.

É uma Empresa de Grande Porte, pois conta com um efetivo superior a 110 mil empregados, composta por 1.010 unidades de tratamento e distribuição, aproximadamente 6.000 veículos, 18.000 motos, 26.000 bicicletas e 22 linhas aéreas noturnas para remessas urgentes.

Sua missão - Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo, e seus valores - Ética, Meritocracia, Respeito às Pessoas, Compromisso com o Cliente e Sustentabilidade, garantem o melhor tratamento de entrega de correspondências e encomendas no território nacional e também no exterior.

Ultrapassa o número de 200, os produtos e serviços comercializados pelos Correios, resumidamente dividem-se em:

• Mensagens via Web ( Carta e Telegrama);

• Marketing Direto ( soluções diversas de comunicação);

• Encomendas (PAC e Encomenda Customizada);

• Mensagens (Carta, Impresso, Telegrama e Serviços on-line);

• Filatelia e Conveniência;

• Telegrama (Telegrama e SPE);

• Expressos (Família SEDEX, malote Correios e Serviços Especiais);

• Financeiros (Banco Postal, Dinheiro Certo, Vale Postal, entre outros);

• Internacionais (SEDEX Mundi, Exporta Fácil, Importa Fácil, etc.);

• Regionais ( Serviços Customizados);

• Acessórios Especiais (Caixa Postal, Posta Restante, Achados e Perdidos, etc.);

• Adicionais (AR, Registro, Valor Declarado, Mão Própria).

Para os Correios o mercado e consequentemente seu público-alvo é agrupado por faturamento: Clientes Corporativos – com faturamento anual igual ou superior a R$ 200 mil, e Varejo – com contrato e receita anual inferior a R$ 200 mil e outros, pessoas físicas e jurídicas, que se utilizam dos serviços à vista.

Através da experiência vivenciada pelo nosso colega, Fábio José de Morais Pereira - Operador de Triagem e Transbordo, há seis anos na empresa levantaremos informações para nos orientar a identificar e aplicar os conceitos logísticos abordados em sala de aula.

DESENHO DA REDE LOGÍSTICA DA ECT

ETAPA 2

Para compreendermos a Negociação dentro das organizações, é necessário entendermos que é um processo complexo, que vem com o passar dos anos se tornando parte integrante do plano estratégico organizacional, de desenvolvimento financeiro para alcançar seus objetivos a longo prazo, ou seja, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com