TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica De Distribuiçao

Trabalho Escolar: Logistica De Distribuiçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

O mundo globalizado está inscrito num contexto econômico que vem indicando para as empresas criarem estratégias de negócios que se liguem aos quatro cantos do mundo, pois não se admite mais limitações no que se refere a sua atuação e estratégias de atendimento. A sociedade está cada vez mais competitiva e é preciso a adaptação a essa realidade para que assim as empresas possam conquistar e fidelizar o seus clientes, pois os consumidores estão mais exigentes em qualidade, rapidez e sensíveis aos preços.

Diante de tais transformações nas relações comerciais, na exigência do mercado competitivo, na mudança das relações de negócios, entre as empresas, faz-se necessário novas estratégias gerenciais no processo de destribuição física na cadeia de suprimentos para assim possibilitar a entrada da empresa em novos mercados.

As operações logísticas consiste em fornecer serviços logísticos integrados ( transporte, armazenagem, estocagem, informação) buscando atender com total eficácia seus clientes individualmente em suas necessidades logísticas.Hoje nenhuma empresa pode desprezar a logística como ferramenta para atender melhor o cliente.

As atividades logísticas estão classificadas em dois grandes grupos: ¨Logística de suprimento e logística de destribuição¨. E as mesmas podem ser encontradas em vários fases da cadeia de suprimentos e para descrevê-las é necessario combinar três critérios:

-A natureza das atividades

-características de circulação dos produtos e a áreageográfica servida.

Para atender a demanda as organizações optam para a terceirização da atividades logísticas, buscando centrar-se apenas nas sua competências essenciais, mas para que se tenha sucesso é fundamental que esse processo seja gerenciado de forma satisfatória e eficaz, no entanto existe situações em que a terceirização não é possível, pois em algumas empresas existe situações de caráter confidencial onde ela mesma é obrigada a realizar tais atividades.

No que se refere a logística o Brasil ainda está em fase de crescimento, podemos dizer que somos emergentes, pois ela ainda é pouco difundida e aplicada pelas empresas nacionais.Essa é uma realidade que precisa ser analisada, pois o quadro em que se apresenta é preocupante e se governo e empresas não unirem forças, continuaremos atrasados, regredindo cada vez mais nesse aspecto enquanto que lá fora ocorre grande desenvolvimento e assim não sairemos do rótulo de país periférico.

1- Operadores logísticos

São compainhas externas que são contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa

1.1-Funções que desempenham

• Consolidação da carga de diversos locais

• Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns

• Desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em recursos nas lojas.

• Gestão das cargas de transportes para as lojas

Muito embora a logística constitua hoje um fatorestratégico de sucesso, diversas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços têm optado por terceirizar parte ou o todo de suas atividades logísticas.

O Operador Logístico

É um fornecedor de serviços integrados, capaz de atender a todas ou quase todas necessidades logísticas de seus clientes de forma integrada, ele pode ser um fornecedor de serviços logísticos integrados (transporte,armazenagem, estocagem e informação) que busca atender com total eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada. Ele se consolidou no Brasil há pouco mais de dez anos.

Estão divididos em três grupos:

-operadores baseados em ativos;

-operadores baseados em administração e tratamento de informação, e

-o terceiro grupo é formado pelos dois, e é denominado como híbrido.

Operadores logísticos é uma estratégia para vencer a competitividade do mercado. Adequando seus produtos para competirem com mais eficácia e eficiência, maximizando os recursos no processo produtivo.

É uma tendência da Logística Empresarial Moderna que supre as demandas de forma integrada e personalizada.

Para existir o Operador Logístico é necessário que haja demanda do serviço, essa demanda acontece quando as empresas decidem ou não terceirizar os seus serviços. Esses Operadores podem ser baseados em ativos como também em informação e gestão.

Os operadores logísticos baseados em Ativos são os operadores que possuem investimentoscomo: veículos para o transporte dos produtos; plantas dos armazéns; máquinas e equipamentos diversos e muitas vezes sofisticado, já os baseados em informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com