TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica XIX

Tese: Logistica XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Tese  •  4.223 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 17

Desde inicio, no século III A.C., na Grécia, conceituava-se que Logística é a arte de calcular (aritmética aplicada). Há milhares de anos, o conceito tem tudo haver com o propósito de logística, nos conceitos atuais, que são as reduções de custo sem perdas de eficiência no atendimento e qualidade do produto. Foi introduzido pela primeira vez o conceito de logístico na guerra no inicio do século XVII, na França, pois em funções dos crescentes problemas operacionais, criando assim a patente de General de Lógis, que no verbo francês significa alojar. Segundo o dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete, General de Lógis significa parte da arte da guerra que trata do planejamento e organização do alojamento, equipamento, transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material bélico e de outras atividades não combatentes relacionadas.

Um dos primeiros homens da história a utilizar bem as estratégias de logística foi Alexandre o Grande, que com um exercito de 35 mil homens, chegava a abater o exercito inimigo com até 60 mil homens, perdendo apenas 110 homens. Alexandre o Grande trouxe inspirações para Napoleão, Luiz XIV, entre outros, que fez da Logística uma estratégia de guerra.

Só no inicio do século XIX, a logística foi reconhecida do ponto de vista acadêmico, passando a ser estudada como ferramenta estratégica e introduzida nas organizações, após algumas modificações, do conceito original que antes era a arte da guerra.

No Brasil a logística surgiu no inicio da década de 80, logo após a explosão da T.I., algumas entidades deram mais enfoque a logística como: ASBRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associação Brasileira de Logística), IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem), entre outras, que tinha a difícil missão de disseminar este novo conceito, voltado para as organizações. Segundo á ASLOG, o conceito de Logística já definido como, o “processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima, estoque durante a produção e produtos acabados, desde o ponto de origem até o consumidor final, visando atender os requisitos do cliente”.

Quanto ao seu processo de evolução podemos dizer que na década de 80 tinha como foco nas metodologias e modais de transportar e armazenar, já na década de 90, começaram a se fazer cálculos, pois daí iniciou o conhecimento científico, estudos das relações, dispersões, movimentos, etc., com foco na Administração de Matérias, Distribuição e Armazenagens de Matérias. Hoje muito mais complexo e amplo, com foco em controle, planejamento, tecnologia da informação, finanças e serviços ao cliente. Todas essas evoluções, aliada ao processo de Globalização, trouxeram novos desafios às organizações, que é a competitividade no mercado globalizado, surgindo à necessidade de se produzir e distribuir á custos mais adequados, sem perdas de eficiências e qualidades do produto.

A nova realidade exigiu uma mudança de comportamento nas organizações, chegando a fusão de algumas como a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) que juntou as 3 principais marcas de cervejas do mercado, e tudo isso só foi possível mediante a estudos de viabilidade logística,fazendo com que as três marcas fossem produzidas em unidade fabris únicas espalhadas pelo Brasil, utilizando as mesmas tecnologias e mão de obra, este processo levou ao fechamento de algumas unidades fabris e uma seleção natural da mão-de-obra. Isso valeu o posicionamento entre as três maiores do mundo, tirando do ranking empresas tradicionais do Sistema Pilsen.

A tecnologia tem um papel fundamental na evolução da logística com o surgimento da ERP integrando os departamentos das organizações, facilitando assim o planejamento e controle; WMS utilizado para controlar e otimizar a movimentação de mercadorias, os sistemas de rastreamentos que são utilizados para rastrear as unidades moveis de diversos tipos modais; roterizadores que são utilizados para otimizar as rotas, proporcionando menor dispersão de tempo e quilometragem possível; etiquetas RFID, conhecido também como etiquetas inteligentes, utilizados para comunicação e identificação dos produtos via rádio frequência bem como a separação de mercadorias por comando de voz ; RFDC ou coleta de dados por radiofrequência; entre outros, esses três últimos com ajuda da microeletrônica que desde 1968 a USP (Universidade de São Paulo) vem desenvolvendo pesquisa para o avanço tecnológico. Essas tecnologias melhoraram bastante as relações entre fornecedores e empresas varejistas distribuidores e atacadistas, tornando possível interface na comunicação de dados, a ponto dos fornecedores controlarem on-line a necessidade do mercado, através do monitoramento dos estoques.

Somente ao final da década de 90 surgiram às graduações e especializações e até mesmo os cursos de aperfeiçoamentos na áreaespecifica. Ainda hoje são mais utilizadas às experiências práticas que o conhecimento cientifico, o que não é suficiente para atender o mercado competitivo e exigente que busca sempre a excelência e a eficácia no atendimento, essa mão-de-obra, busca o conhecimento e especialização neste novo conceito, o que facilitará bastante em função da experiência prática, mas a existência de entidades para esse fim ainda não é suficiente e fica limitado aos grandes centros. Uma boa novidade foi á alteração da grade curricular de ensino de algumas graduações voltado para gestão de negócios, que possibilitou a inclusão da matéria de logística. Enfim, a logística por ser uma unidade de “despesas” é ainda a principal iniciativa de redução de custo de uma organização. Não se pode pensar em otimização dos recursos, redução de custo, sem que não se pense em logística antes.

A evolução da logística:

| | |

| |[pic] |

| |Com a evolução da humanidade e com suas necessidades e desejos a serem satisfeitos, surge um desafio às empresas: |

| |disponibilizar seus produtos, ao menor custo possível, no momento e no local adequado de forma que seus clientes possam |

| |consumir seus produtos satisfazendo, assim, suas necessidades e desejos. Atualmente, com a economia cada vez mais globalizada |

| |e altamente competitiva, as empresas têm procurado cada vez mais obter alguma vantagem em relação asoutras empresas, o que |

|

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com