TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO LOGÍSTICA

3°SEMESTRE

ALEX SANDRO DAVINO DOS SANTOS                  RA 8744145703

JAQUELINE E. S. GONÇALVES                                          RA 8539924504

MÁRCIA CRISTINA DE PAULA SILVA                         RA 9368315607

SILVIA ANDREA DOS SANTOS PIRES                      RA 9904010628

TASSIANA SERNAGIOTTO                                          RA 9140253281

                                             

DESAFIO PROFISSIONAL

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

PROFESSOR (A) EAD. (Me. Ademir Cavalheiro Leite)

PROFESSOR (A) EAD. (Me. Luiz Manuel Palmeira)

TUTOR PRESENCIAL CARLOS ROBERTO CAMPOS

SOROCABA-SP

2015


                           

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO    ________________________________________________ Pág03

2.DESENVOLVIMENTO    __________________________________________Pág04

2.1 Situação Atual _________________________________________________  Pág04

2.2 Possíveis Problemas ____________________________________________   Pág05

2.3Proposta  de Melhoria             _______________________________________Pág05

2.4 Indicadores de Desempenho    ______________________________________Pág06

2.5 Sugestões ______________________________________________________Pág08

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS     ______________________________________Pág09

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS   ________________________________Pág10

1.INTRODUÇÃO

A Empresa pesquisada é a Foxtron trata-se uma das maiores prestadora de serviços do Mundo, atende várias marcas famosas do mercado como: HP, Sony Ericsson, IBM, Nokia, Huawei.

A Foxtron atualmente está localizada na cidade Itu o segmento da empresa é em Eletrônicos o que inclui desde a Customização de produtos, manufatura, importação, reciclagem até operações de armazenamento e logística os produtos comercializados são Celulares, Placas, módulos, câmeras fotográficas, notebook, tablets e peças em geral.

Cada cliente adota uma estratégia de negócio diferenciada de acordo com seu mercado. Os sistemas de produção são diferentes, sendo assim: IBM (produção sob encomenda), Sony Ericsson (produção em lotes) e HP (produção contínua).

No desafio serão abordardas Operação, Logística Empresarial, Gerenciamento a fim de buscar mais credibilidade diante dos seus clientes. Como também acessibilidade, estrutura da organização, flexibilidade do sistema, investimentos e lucros.

A Consultoria buscou respostas rápidas diante a demanda dos clientes que a empresa atendia.

Por fim foram implementados algumas melhorias ao longo deste desafio, destacando a importância da logística Empresarial e o Planejamento e Contole de Produção  para obter vantagem competitivas e estratégicas.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Situação Atual

O Planejamento de produção é feito somente após a confirmação de demanda, aprovada pelos clientes. Esse processo envolve primeiramente a área comercial, e na seqüência o planejamento de materiais que acompanha as necessidades dos clientes de acordo com a capacidade de hora máquina/operador, para colocar em prioridade os produtos que levam mais tempos para serem produzidos, ou as necessidades críticas dos clientes. Essa área tem contato direto com o almoxarifado, informando a ordem de abastecimentos dos itens, ou entregas dos setups para a produção começar a funcionar.

  O planejamento também tem todos os tempos de cada linha, máquina, operador, fornecidos pela engenharia. Recebe e transmite todas as informações para a fábrica em todos os setores, com acompanhamento diário da produção e do almoxarifado, nas entregas de peças a produção.

O almoxarifado é dividido em 5 departamentos: Recebimento, Estocagem, Abastecimento, Controle de inventário e Expedição.

O recebimento e abastecimento trabalham com as informações do planejamento de produção para priorizar entregas e atendimentos de requisições a produção, sem comprometer o plano firmado com o cliente.

Já a expedição, informa ao planejamento de produção a área comercial o saldo diário do estoque de PA (produtos acabados), para que ambas as áreas tenham informação e programem entregas dos PA.

Na logística a empresa utiliza o modal rodoviário, devido à estratégia de vendas e distribuição acordada com os clientes, pois nossa economia da região de Sorocaba apresenta a melhor estratégia utilizando as rodovias que ligam a região ao país todo inteiro, com alta qualidade e atendimento ao cliente.

Pelo fato da atividade da empresa ser prestação de serviços a mesma tem vantagens e desvantagens nas condições de pagamento, para alguns fornecedores 70 dias de prazo, porém se o transporte for marítimo, quando o navio chega ao país à fatura está vencendo e ainda nossa venda ao cliente final tem 50 dias de prazo. Já nas transações internacionais é importante que o exportador venda na moeda do país do importador pois assim pode se prevenir das variações cambiais.

A logística precisa atender os padrões de qualidade, exigidos pela ISO, alguns principais pontos serão abordados como, a movimentação de materiais em estoques por exemplo, a empresa gastava muito capital com a demora nas movimentações e serviços e em armazéns terceirizados, porém com a redução dos inventários e revisão dos contratos.

2.2 Possíveis Problemas

Em tempos de crise a procura por matéria prima barata acabou gerando retrabalho e perda de mão de obra, ocasionando atraso na produção e sucessivamente atrasos na entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com