TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico Na Pre Escola

Casos: Ludico Na Pre Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.853 Palavras (16 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 16

O Lúdico como ferramenta do trabalho pedagógico na Pré Escola.

Polo/S.P.

2013

Título

O Lúdico como ferramenta do trabalho pedagógico na Pré Escola.

Trabalho de Conclusão de Curso-Artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de grau da Graduação de Pedagogia.

Orientadora:

Polo/S.P

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO p.06

2. DESENVOLVIMENTO p.07

2.1 A integralidade do lúdico p.07

2.2 Brincar:Uma questão cultural p.09

2.3 O planejar e o brincar p.13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS p.15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS P.16

RESUMO

Pensa-se que embora o tema ludicidade já tenha diversas outras reflexões é sempre um tema atual e diz respeito a cultura das crianças. Sendo dessa forma, desenvolver as reflexões sobre o quanto ele pode enquanto abordagem de sala de aula além de respeitar o que ela trás de sua historia ainda poderá desenvolver os conteúdos de maneira prazerosa na educação infantil.para desenvolve-lo se buscou como objetivo geral geral analisar a função lúdica da abordagem pedagógica como construção cognitiva, na pré-escola, primeira etapa da educação escolar.utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica e qualitativa para responde ao objetivo geral que pretende analisar a função lúdica da abordagem pedagógica como construção cognitiva, na pré-escola, primeira etapa da educação escolar, tendo a criança de 5 anos como foco dessas ações. A luz de toda a teoria estudada e refletida vê-se que o lúdico como ferramenta docente de aprendizagem é um campo de fertilidade para, se bem planejado, a cognição das crianças que passam por essa modalidade de ensino. Ao desenvolver essa proposta deve-se pensar no que essa criança já trás de sua cultura e utilizar-se do que ela já trás desenvolvendo ainda mais suas habilidades e competências tão necessárias ao dia a dia escolar,alem de contribuir com seu desenvolvimento intelectual, físico e social.

Palavras-chave: Lúdico. Cultura. Planejamento.

ABSTRACT

It is believed that although the theme playfulness already has several other thoughts is always a current theme and concerns the culture of children. Being in this way, developing the reflections on the as he can while approach of classroom in addition to observe what she back to their History can still develop the content so pleasurable in education infantile. Part develops it is sought as general objective analyze the general function of playful pedagogical approach as cognitive construction, in pre-school, first step of school. We used the method of bibliographic research and qualitative approach to respond to the overall objective that aims to analyze the function of playful pedagogical approach as cognitive construction, in pre-school, first step in school education, having a child of 5 years as the focus of these actions. The light of the whole theory studied and reflected sees that the playful as teaching tool for learning is a field of fertility, if well planned, the cognition of children who pass by this modality of education. To develop this proposal it should be thinking about the That this child has already behind their culture and use-if the that she already back further developing their skills and competencies as necessary to the day to day school,in addition to contribute with their intellectual development, physical and social.

Keywords: Playful. Culture. Planning.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo torna-se relevante em sua pesquisa, desafiando o educador a gerar um trabalho pedagógico que prime pelo conhecimento utilizando de estratégias do brincar. Ao pensar em aprender ensinar a criança nos reportamos imediatamente ao que lhes é comum, sem duvida é o fato de que o brincar faz parte de suas vidas. Brincamos desde a nossa mais tenra idade, brincar é parte de nossa cultura. Acredita-se que as experiências vivenciadas pelas crianças podem torná-la mais confiantes, consciente de suas limitações e de seus desafios em potencial. As ações lúdicas fazem parte da vida do individuo mesmo depois de adulto e possibilitam uma segura aprendizagem e uma infância feliz. O planejar do educador faz toda a diferença nessas ações. Reconhece-se que esses momentos de planejamento tenham que preocupar-se como conteúdos, contudo, os conhecimentos gerados não podem estar desvinculados da realidade da criança. As pressões da própria sociedade tem tirado, de dentro da escola, (e fora dela) o foco do brincar o que acaba por interferir no futuro na formação da autonomia e criatividade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A integralidade do lúdico

Muito se tem discutido e já é um consenso de que o jogos e brincadeiras são uma boa abordagem para se atuar em sala de aula. O que muitas vezes pode não estar claro é em que momentos essa ludicidade deve ser usada com objetivos a atender os conteúdos do trabalho pedagógico.

O brincar permite o exercício continuo do aprender a conhecer, pois brincando a criança conhece o mundo nas múltiplas interações que estabelece com ele, uma vez que para desenvolve-se, é necessário que ela se envolva em atividades físicas e mentais.Aprende,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com