TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Vida

Resenha: Saúde e Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho

De

Biologia

Nome: FlavianeAgusta Nogueira

Série: 2° ano A

Prof: Valda

Tema:

Saúde e Vida

Introdução

Saúde da Mulher

O conceito de saúde envolve mais do que condicionamento físico, já que implica também bem-estar mental e emocional. Uma pessoa revoltada, frustrada, emocionalmente instável, mas em excelente condição física não pode ser considerada saudável, porque não está em perfeita harmonia com seu ambiente. Um indivíduo nesse estado é incapaz de emitir juízos corretos e de ter reações racionais.

Diferentemente da doença, em geral tangível, reconhecível e facilmente identificável, a saúde é uma condição obscura e difícil de definir. Uma pessoa pode ser forte, resistente a infecções, apta a enfrentar o desgaste físico e outras pressões da vida cotidiana, mas ainda assim ser considerada doente se seu estado mental, avaliado de acordo com o comportamento que apresenta, for julgado frágil.

A saúde da mulher pode ser definida como as doenças ou condições que são exclusivas às mulheres ou envolvem diferenças sexuais particularmente importantes para as mulheres. Essa definição reconhece as crescentes evidências científicas que sustentam um enfoque direcionado para sexo e gênero, e expande o conceito de saúde da mulher para além da ênfase tradicional nos órgãos reprodutivos e suas funções. Com o tempo, a definição passou a incluir uma apreciação acerca do bem-estar e da prevenção, da interdisciplinaridade e da natureza holística da saúde da mulher, da diversidade das mulheres e suas necessidades de saúde ao longo da vida e do papel central das mulheres como pacientes e participantes ativas da própria assistência à saúde que recebem. Essa perspectiva interdisciplinar mais ampla tem implicações significativas para os clínicos que prestam assistência a mulheres. Além dos conhecimentos básicos sobre psicologia feminina e biologia reprodutiva, os clínicos precisam avaliar a complexa interação existente entre meio ambiente e biologia/desenvolvimento psicossocial das mulheres. Ao lidar com condições que não são específicas às mulheres, os clínicos devem atentar para aqueles aspectos da doença que são diferentes nas mulheres ou apresentam implicações de gênero importantes. A habilidade de aplicar essa informação requer que os clínicos adotem atitudes e comportamento cultural e genericamente sensíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com