TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING

Artigo: MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo: Fórum

Título Posicionamento crítico – Tarefa individual

Introdução

Atualmente o lobby é conhecido como uma prática comum e democrática de reivindicação e defesa de interesses de determinados grupos e entidades. Em países desenvolvidos como os EUA, o lobby é uma atividade reconhecida e regulamentada. Diante das medidas táticas a serem tomadas no marketing estratégico com foco no produto e em seu segmento de mercado, o gestor de marketing deve utilizar ferramentas mais específicas para atingir os objetivos de seu plano estratégico. Sendo assim, uma ação que se torna cada vez mais importante para as corporações, é buscar a aprovação e regulação de seu mercado possibilitando a atividade de determinada empresa, através do lobby.

O lobby deveria ser considerado uma atividade legal para as empresas desfrutarem de suas vantagens?

O lobby deveria ser uma atividade legalizada através da qual os interesses privados pudessem ser atendidos junto às entidades governamentais. Sua prática deveria ser fiscalizada através de órgão responsável para que tal prática não defendesse e beneficiasse somente interesses específicos de certas corporações, diminuindo a possibilidade de corrupção.

Os clientes são prejudicados com o lobby?

Sim, a atividade de lobby atualmente não regularizada não garante que a empresa buscou benefícios em prol somente de interesses corporativos ou também dos clientes.

O lobby diminui a concorrência?

Sim, essa atividade possibilita que empresas com grande poder econômico obtenham vantagens, favorecendo seu produto no mercado.

Incorrer em lobby traz benefícios à empresa?

O lobby amplia a possibilidade de se obter vantagens através de parcerias de grandes corporações com partidos políticos, através de patrocínio e apoio em campanhas políticas. Sendo assim, as empresas se beneficiam através de favores prestados a determinados partidos, tendo vantagem no cenário corporativo.

O lobby deve ser adotado onde há muitos concorrentes?

Em um mercado com muitos concorrentes há grande variedade de compradores, fazendo com que essa atividade não se torne tão necessária. Já para mercados menores, essa atividade tende a se se tornar importante para que empresas possam se beneficiar e se destacar perante os demais.

Conclusão

Conforme exposto, o lobby é uma atividade que se mostra sensível a certos interesses podendo beneficiar empresas unicamente pelo fato desta colaborar financeiramente com certas coligações políticas.

Referências bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobby

Folha On line

http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/ideiasetendencias01/0229.pdf

http://www.kfz.com.br/artigos/46-o-lobby-no-brasil-legitimo-ou-ilegitimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com