TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING

Ensaios: MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 2

No marketing, a logística desempenha um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística em proporcionar serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas, cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado. Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing(produto, preço, promoção e distribuição) para atingir resultados sinérgicos: o total é maior que a soma das partes.

2 - As tecnologias de informação (TI) têm um importante papel no desenvolvimento das atividades logísticas e no desempenho dos operadores. Suas aplicações permitem a otimização do sistema logístico e o gerenciamento de forma integrada de seus diversos componentes.

A gestão da cadeia de suprimentos é reconhecida como uma importante área para a inovação e investimento em Tecnologia da Informação (TI). Os investimentos em TI continuam sendo questão estratégica central em empresas que buscam ganhar vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais dinâmico, mesmo sabendo que o impacto não é completamente entendido.

As informações podem muitas vezes substituir os estoques. Em vez de solicitar que cada membro da cadeia mantenha estoques de segurança para amenizar os efeitos da incerteza da demanda, essa incerteza pode ser minimizada mediante o compartilhamento de informações que ajuda os integrantes da cadeia a prever futuras mudanças nos fluxos de demanda, suprimentos e caixa. Informações são em geral muito mais baratas que estoques e possuem a vantagem de estar em muitos lugares ao mesmo tempo. A substituição de estoques por informações é uma técnica chave para a obtenção de melhorias no desempenho da cadeia de suprimentos.

O exemplo mais evidente desse tipo de vitória é a forma como a Dell Computer evoluiu sistematicamente o restante do mercado de computadores de uso pessoal. A Dell modificou adotando a estratégia de venda direta, fabricando todos os PCs sob encomenda e enviando o produto diretamente ao cliente (Sistema também conhecido como Merge in Transit ).

Recebendo inicialmente pedidos pelo correio, a Dell foi uma das primeiras empresas a reconhecer o potencial da internet, vendendo seus primeiros computadores pela rede em 1996. Quatro anos mais tarde, somente seu site na web gerava lucros de US$ 50 milhões por dia. Em 2001, a Dell se tornou a maior fabricante de computadores do mundo, posição que cedeu por um curto período após a fusão das antigas líderes de mercado, HP e Compaq.

dell

fonte:http://oqueealogistica.blogspot.com.br/2013/02/logistica-na-cad

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com