TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: MARKETING DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

Gisleine Fregoneze; Henry Nonak

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PESQUISA DE MERCADO 5

2.2 MARKETING 6

2.2.1 Definição de preços 6

2.2.2 Definição de produtos 7

2.2.3 Mix de comunicação 7

2.2.3.1 A propaganda 7

2.2.3.2 Promoção em vendas 8

2.2.3.3 Eventos 8

2.2.3.4 Venda pessoal 8

2.2.3.5 Relações públicas 8

2.2.3.6 Marketing direto 8

2.3 NEGOCIAÇÃO 9

2.3.1 Riscos 9

2.3.2 Tempo 9

2.3.3 Informação 10

2.3.4 Concorrência 10

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, grande parte das empresas possui a grande preocupação em desenvolverem antes das demais, produtos cada vez mais novos e sofisticados.

Esta busca pela sofisticação, muitas vezes acaba “fechando os olhos” dos administradores das empresas para o desejo do cliente, a opinião que ele possui sobre determinado produto a ser inserido no mercado. Dentre as ferramentas disponíveis para se obter este conhecimento, pode–se citar como a mais eficiente, a pesquisa de mercado, pois quando efetuada de forma correta, ela pode servir como grande influenciadora na tomada de decisões.

Através deste trabalho pretende-se salientar a grande importância da pesquisa de mercado dentro das organizações e também abordar assuntos como conceitos trabalhados no marketing e discorrer sobre as variáveis ambientais que influenciam no processo de negociação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado é uma fase de extrema importância e pode ser decisória no processo de implantação ou modificação de um produto ou de uma empresa no mercado de trabalho, pois consiste no levantamento de dados que se analisados de forma correta, podem servir de grandes influenciadores no processo de tomada de decisões.

Muitas das empresas, com o intuito de poupar tempo e dinheiro acabam simplesmente pulando esta etapa, porém hoje em um mundo de constantes mudanças, a falta ou ausência desta coleta de informações pode ser uma das grandes causadoras de muitas das pequenas e médias não se desenvolverem.

As empresas do mundo atual para se manterem competitivas no mercado necessitam cada vez mais estarem inovando e criando novos sistemas e aparelhos que possuam a aprovação dos clientes. Tal aprovação que só pode ser conhecida antes do lançamento do produto, através da pesquisa de mercado.

A falta de atualização, inovação e ou a não aceitação dos clientes podem levar grandes empresas ao declínio. Abaixo segue o pensamento de Kloter á respeito:

“As empresas precisam investir mais no crescimento e na renovação da marca e não simplesmente na manutenção dela. Talvez a solução seja criar dois departamentos de marketing: o primeiro seria o tradicional para realizar todo o trabalho técnico do dia-a-dia e o segundo seria bem menor que o primeiro, mas com profissionais que pensem no marketing estrategicamente, com uma visão para o futuro, de 3 á 5 anos a frente afirma ”, Kloter.

Uma das líderes em vendas de computadores, a Microsoft vem passando nos últimos anos por um alto declínio em venda de PC’s e aparelhos portáteis. Sua falta de atualização e inovação podem ser citadas como umas das maiores causas. Em contra partida empresas como Google e Apple obtiveram grande êxito em vendas de aparelhos e sistemas operacionais modernos e atualizados com o IPHONE e sistema operacional ANDROID.

Para se tornar novamente competitiva e retirar o atraso perante suas concorrentes, grandes mudanças terão de ocorrer. Apesar de se tratar de uma empresa de grande porte em que seus clientes em sua grande maioria são clientes corporativos que podem não reagir de forma positiva ás mudanças, a pesquisa de mercado exploratória pode servir de grande ajuda nesse processo de implantação e alteração de produtos, pois quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, melhor será o desempenho da empresa e maior a possibilidade de acertos nas tomadas de decisões evitando assim maiores perdas.

2.2 MARKETING

Marketing é um processo que fornece a direção necessária para a produção e ajuda a assegurar que bens e serviços adequados serão fornecidos e encontrarão seu caminho até os consumidores. Mc Carthy, E.J., Perreault Jr.W.D., Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global, Atlas, 1997.

2.2.1 Definição de preço

Segundo Kotler (1998) Preço é o único elemento do composto de marketing que gera receita; os outros elementos geram custos. O preço é também um dos elementos mais sensíveis do composto de marketing porque pode ser rapidamente modificado, o que não ocorre com as características de um produto ou com os compromissos assumidos com o canal de distribuição.

Independentemente de seu tamanho, toda e qualquer empresa ao definir o preço de suas mercadorias devem estabelecer estratégias para suas políticas de preço de forma a definir:

- Os níveis e preços necessários para a obtenção do seu equilíbrio operacional;

- As margens de contribuição médias resultantes das suas condições comerciais;

- O capital de giro originado por cada produto comercializado

- O retorno sobre o patrimônio líquido objetivado.

As empresas também devem manter “um olho na sua empresa e outro na concorrência" para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com