TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING DO PAO DE ACUÇAR

Pesquisas Acadêmicas: MARKETING DO PAO DE ACUÇAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A presente atividade interdisciplinar individual pretende apresentar uma produção textual que contemple aspectos importantes acerca da realidade organizacional do Pão de Açúcarempresa brasileira líder no ranking e pioneira na fabricação de produtos de marca própria.

Inúmeros foram os aspectos abordados neste trabalho e que vão de encontro aos conhecimentos obtidos ao longo do sexto semestre, haja vista, que foi possivel identificar claramente alguns conceitos pleiteados pelas disciplinas de Marketing, Administração de Produção, Operação e Logistica e Gestão de Pessoas.

Vale aqui ressaltar que enquanto futuros administradores é de grande importância entendermos este segmento de mercado de marcas proprias, considerando que trata-se de uma estratégia competitiva e de um diferencial que vem sendo identificado por muitos clientes no que tange a padrão de qualidade e baixo custo.

Gestão de Pessoas um prática eficaz para gerir mudanças e alcançar metas organizacionais doPão de Açúcar

O texto em estudo mostra claramente que o Pão de Açucar desenvolve inúmeras práticas organizacionais que o encaminham para o sucesso. Em contrapartida, há de se reconhecer que o Grupo em estudo antecipa cenários o que lhe garante ser um líder no ranch de marcas próprias por exemplo, haja vista, que esta organização foi pioneira neste segmento.

A era globalizada existe por parte das empresas esta proatividade e entende-se que são as organizações capazes de inovar serão as que encantarçao os seus clientes e com certeza conseguirão ofertas produtos diferenciados, com padrão de qualidade sem perder o foco de relação custo beneficio

O grupo Pão de Acuçarpo exemplo, retrata esta vantagem competivia de forma clara e audaz, pois, ela implementou através da sua marca própria produtos com qualidade e preço acessível, acarretando em contrapartida, fidelização dos seus clientes e renome empresarial.

Algumas mudanças foram implementadas pelo Pão de Açucar e podem ser consideradas como fatores proeminentes do seu scuesso tais como: criaçao do cargo diretor de marcas proprias e importados,desenvolvimento de pesquisas de qualidade e comportamento do consumidor, atuação de novos nomes fantasias para cada produto, selo de qualidade, atendimento de padrões e regras rigidas de higiene e segurança além de um mix diversificados de produtos, onde, a empresa Pão de Açucar, busca, através das suasmarcas próprias, o sucesso em suas linhas de fabricação e venda (por seus preços, ou por sua qualidade), oferencedo produtos de qualidade e com preço menor ou igual as empresas lideres.

As mudanças pensadas a nivel estratégico e implementadas a nivel operacional acabam por render a empresa um aumento significativo nasvendas (em média de 20% por cada produto) além de favorecer que estabeleça um processo de fidelização por parte dos clientes.

De acordo com os dados apresentados no texto em estudo, ospreços dos produtos de marca propria num critério de comparação com as marcas líderes, são de 10% a 15% mais baratos; nos inovadores, onde não há base comparativa, o preço cobrado é o de mercado, o que reforça a qualidade premium e sua competição com as marcas líderes.

O Pão de Açúcar além de produtos básicostambém disponibilizaa seus clientes produtos diversificados e segundo dados divulgados pelo Superhiper em 2010 este segmento de marcas proprias inicialmente vista a fidelização dos clientes, foca a percepção de valor, custo e qualidade sem perder de vista o elabelecimento de parcerias significativas na escolha dos fornecedores, salientando aqui a importância da logística como forma eficiente de gerir a cadeia e a favorecer a distribuição;

O ambiente externo por empresas como o Pão de Açucar em momento algum podem ser desconsiderados, pois, somente empresas que conseguem antecipar cenários é que se poscionam e expadem no mercado atual.

Outro aspecto importantissimo e de grande relevância para o sucesso do Grupo Pão de Açúcar refere-se a uma gestão eficaz das tecnologias da informação em favor da empresa. Só se consegue antecipar cenários as empresas que obtiverem um numero considerável de informações e acima de tudo conseguir a partir destas realizar tomadas de decisão condizentes.

Outro fator de grande importancia refere-se as pessoas dentro da organização. O novo perfil do trabalhor frente a era globalizada e tecnológica demanda a necessidade de desenvolver novas habilidades.

Adisciplina de Gestão de Pessoas retrata algumas destas habilidades as quais são aplicáveis aos colaboradores modernos tais como: capacidade de comunicar-se adequadamente, através do domínio dos códigos e linguagens, incorporando, além da língua portuguesa, a língua estrangeira; a autonomia intelectual visando o aperfeiçoamento contínuo; a autonomia moral mediantea capacidade de enfrentar as novas situações que exigem posicionamento ético efinalmente, a capacidade de comprometer-se com o trabalho, através da responsabilidade, da crítica, da criatividade.

Outro quesito importante de ser mencionado refere-se à capacidade de aprendizagem, haja vista,que a gestão por mudança exige que a organização capte, retenha e desenvolvam pessoas propícias a uma evolução constante em todos os níveis, existindo um agente de mudanças, que encontre no conhecimento o fomento para desenvolvimento organizacional, atingimento de metas, desenvolvimento das capacidades intelectuais e maximazaçaõ do lucro;

Logística eAdministração de Produção : pontos fortes para o sucesso do Pao de Açucar;

Segundo Chiavenato (1999) a Administração da Produção existe desde o início da civilização humana. Entretanto, o começo propriamente dito da produção industrial moderna é marcado pela Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX. Apesar disso, a Administração da Produção só passou a ser tratada de forma sistemática, racional e científica no início do século XX, quando é introduzida a noção de "administração cientifica" por Frederick W. Taylor.

Para complementar a idéia do autor supracitado, cabe aqui ressaltar que a grande preocupação de Taylor sempre foi com a eficiência. Seu objetivo era produzir com alta qualidade, em grandes volumes e com pequenos custos, sendo à base da sua administração a divisão do trabalho em pequenas tarefas, a especialização das pessoas e o estímulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com