TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico: MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS................................................... 04

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.............................................. 05

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO..................................................... 06

2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 07

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 08

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 09

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é aprofundar os conhecimentos no contexto empresarial. Tendo como tema “Analisando o contexto empresarial”, serão abordados assuntos dos quais, a matemática básica e também a financeira, como elas podem auxiliar o profissional contábil em suas atividades profissionais e também no cotidiano das pessoas; os fatores ambientais, que influenciam o funcionamento das organizações e como o gestor pode se utilizar do planejamento para reduzir os impactos negativos; os aspectos jurídicos do empresário a respeito dos requisitos para composição de uma pessoa jurídica como uma sociedade empresarial; e por fim a participação da contabilidade nas empresas, o que são ativos e passivos, patrimônio líquido, bens e obrigações, relacionados ao assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A Contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica entre outras situações.

A Matemática tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas. Ela também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado, além de fornecer o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico, você deve decidir se paga à vista mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

As organizações operam no ambiente externo para obter as informações e os recursos indispensáveis às suas atividades e para comercializar seus produtos e serviços. Para tanto, é necessário que os administradores adéquem as organizações constantemente às mudanças dos elementos de ação do ambiente externo. Ao se examinarem os elementos de ação direta e indireta, pode-se aproveitá-los, diminuí-los ou neutralizá-los, analisando-se os fatores originados no ambiente externo (HALL, 2005; STONER, 1985).

O ambiente é descrito como todos os elementos que são externos à organização e que nela interferem direta ou indiretamente. As organizações sofrem influências do ambiente e também o influenciam, sendo, portanto, sujeito e objeto do ambiente, o que as obriga a mudar constantemente. O ponto de equilíbrio encontra-se provavelmente em algum local desse contínuo (HALL, 2005; OLIVEIRA, 1988; VASCONCELLOS FILHO, 1985).

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Ao entrar no processo de pessoa jurídica, passará a ter recursos atribuições a cumprir. É no fator jurídico que fazem nascer o Direito adquirido por méritos diante de leis específicas, considerados fatos jurídicos todos os acontecimentos efeitos aos atos que produzem ocasiões que levem normas jurídicas que torna possível determinadas consequências, configurando e tipificando objetivamente. Toda pessoa é inteiramente habilitada de direitos e deveres na ordem civil, desde que nascemos e a partir do momento em que somos registrados em cartórios sendo a salvo por lei o direito de nascituro.

Sendo assim, absolutamente incapazes de exercer os atos civis os menores de dezesseis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com