TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - SEGURANÇA PÚBLICA

Por:   •  18/1/2019  •  Artigo  •  4.551 Palavras (19 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 19

Mediação de Conflitos pela Segurança Pública

        

RESUMO

O presente artigo científico compreende um estudo acerca da Mediação de Conflitos na Segurança Pública, onde os principais mediadores são a Policia Civil e Militar. A Mediação é um instrumento de colaboração para resolver os conflitos gerados na sociedade de forma extrajudicial, de modo a trazer benefícios tanta para vitima quanto para a comunidade. A Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos, partindo do princípio onde a manutenção da ordem e da tranquilidade é dada por práticas que incentivem a participação de todos na consecução desse direito. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, abrangendo métodos dedutivos, com procedimento técnico bibliográfico e documental. Sendo assim, se pode concluir que a Mediação de Conflitos, principalmente exercida de forma extrajudicial, é benéfica à sociedade por ocasionar a solução de tais conflitos.

Palavras-Chave: Mediação de Conflitos; Segurança Pública; Solução de Conflitos.


  1.  Introdução        

A importância do tema sobre a Mediação de Conflitos se dá como forma de resolver um simples conflito familiar ou como também brigas de trânsito, calúnias, injúrias e difamações.

No entanto, a Mediação é um ato de intermédio de tais conflitos, uma forma extrajudicial de prestar assistência na obtenção de acordos, e é intermediada por alguém imparcial, de modo que possam, por si próprios, mediante o restabelecimento da comunicação, identificar soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.

A Segurança Pública tem como objetivo que as leis no âmbito criminal, civil e público sejam obrigatoriamente respeitadas a fim de prevenir a reiteração de condutas delituosas e de menor potencial ofensivo, e que essas resultem em crimes graves pela falta de intervenção do Estado, sem antes ocorrer uma solução rápida e eficaz desse conflito.

A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, e Mezzaroba e Monteiro esclarecem que na pesquisa qualitativa a qualidade é uma propriedade de ideias e que não será medida por dados e sim por sua natureza. O método utilizado nesta pesquisa foi o dedutivo, onde os autores explicam que, se apresentam argumentos verdadeiros e inquestionáveis para, posteriormente, se chegar a conclusões formais.

O estudo teve seu início com a descrição da mediação de conflitos, em segundo a identificação de segurança pública e por fim, chega-se ao foco principal deste artigo, a mediação de conflitos frente à segurança pública. Neste estudo foram utilizados conceitos, fundamentações, técnicas bibliográficas, doutrinas, artigos e periódicos da área, encontrados em sites especializados, legislação como a Constituição Federal, a Lei 13.140/2015 e 9.099/95, que dão base para a institucionalização da mediação de conflitos no âmbito da segurança pública. Nesse sentindo, o presente artigo tem como objetivo geral, avaliar a possibilidade de mediação de conflitos nas instituições de segurança pública, de modo que, considerando os inúmeros processos e a demora no sistema Judiciário, a mediação se apresenta como uma das melhores alternativas de solucionar diversos conflitos delituosos e de menor potencial ofensivo, ainda que através da Policia Civil e Militar na Delegacia.

  1.  Mediação

 “Art. 165. Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.

§ 3º O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.”.

A mediação é um procedimento não-adversarial onde as partes controvertidas, com a ajuda de um terceiro, resolvem o conflito. Nada mais é, que uma conversa/negociação intermediada por alguém imparcial que favorece e organiza a comunicação entre os envolvidos no acordo, buscando identificar soluções consensuais e que gerem benefícios para ambas as partes. Na mediação é essencial que as partes demonstrem a boa-fé e disposição para que haja a comunicação e a solução do conflito se resolva da melhor maneira.

TARTUCE, GABBAY E FALECK (2013; p 40) dizem que:

“Na prática, a mediação tem raízes muito antigas e pode ser encontrada em diversas culturas, sendo sua utilização considerada prioritária em certas situações(..) Em muitos casos, acessar o Poder Judiciário acaba sendo a última opção dos litigantes que não conseguiram encontrar soluções por outros meios.”

Acessar o Poder Judiciário como última opção é a forma de que as pessoas esgotam todas formas de achar solução para os seus conflitos, tendo assim não encontrado um resultado benéfico na solução do conflito.

2.1 Princípios

Lei 13.140/2015, em seu artigo 2º:  

“Art. 2º - A mediação será orientada pelos seguintes princípios:  I - Imparcialidade do mediador;  II - Isonomia entre as partes;  III - Oralidade;  

IV - Informalidade;  V - Autonomia da vontade das partes;  VI - Busca do consenso;  VII - Confidencialidade;  VIII - Boa-fé”.

A mediação segue alguns princípios, e é baseada em regras e procedimentos preestabelecidos. Sendo assim, para que a mediação seja realizada, esses princípios devem ser seguidos e respeitados para que as partes solucionem seus conflitos e obtenham resultados satisfatórios.

2.1.1 Princípio da Imparcialidade do Mediador

Este princípio está relacionado com a atuação do mediador. Deve ser um terceiro imparcial, que não deve tomar partido e sim exercer com imparcialidade sua função. Ele irá ouvir as partes de forma igual e não representará ou aconselhar nenhuma delas. O mediador não tem e nem pode ter interesse próprio em nenhuma das questões envolvidas nos conflitos. O princípio da imparcialidade do mediador é fundamental para que haja a confiança das partes que se envolvem nos conflitos, tendo este como responsabilidade ajudar no esclarecimento das dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com