TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇÃO E CONFLITO

Artigos Científicos: MEDIAÇÃO E CONFLITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  2.460 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÕES DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

1 - Para o bom andamento da mediação de conflitos é importante que sejam respeitados os princípios que norteiam esta técnica. Então, é possível afirmar que:

a) Os fatos, situações e propostas ocorridos durante a mediação são sempre privilegiados e sigilosos apenas nas hipóteses que envolvam direito de família e da personalidade.

b)Aqueles que participarem do processo de mediação devem obrigatoriamente manter o sigilo sobre todo conteúdo a ele referente, entretanto podem ser testemunhas para que se alcance a justiça.

C) O MEDIADOR, POR MEIO DE UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS E DE TÉCNICAS PRÓPRIAS, IDENTIFICA OS INTERESSES DAS PARTES E CONSTRÓI COM ELAS OPÇÕES DE SOLUÇÃO SEM CARÁTER VINCULATIVO, VISANDO AO CONSENSO.

d) Devem respeitar o princípio da autonomia da vontade das partes, nos termos por elas convencionados, desde que não contrarie a Constituição da República, as leis, a jurisprudência, a ordem pública e os bons costumes.

2 - Considerando as bases teóricas da mediação, analise as afirmativas apresentadas e assinale o item correto:

I- Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum

II- Mesmo quando as pessoas não se comunicam verbalmente, há uma mensagem

III- A relação entre o conteúdo e a forma na comunicação é chamada de metacomunicação

IV- As trocas comunicacionais complementares possibilitam o diálogo entre os mediandos

a) Verdadeiro; Falso; Verdadeiro; Falso.

b) Falso; Falso; Falso; Verdadeiro.

C) VERDADEIRO; VERDADEIRO; VERDADEIRO; FALSO

d) Falso; Verdadeiro; Falso; Falso

3 - Fátima Nancy Andrighi, em sua obra Formas Alternativas de Solução de Conflitos, apresenta um histórico da mediação e da arbitragem na América Latina, que nos faz pensar sobre as RAD’s (Resolução Alternativa de Conflitos) no Brasil. Quais itens abaixo estão de acordo a evolução histórica mencionada?

a) Em se tratando de América Latina, exemplo que merece destaque é o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário brasileiro na criação do Código Tipo para a América.

b) O Movimento de ADRs ou RAD na América Latina começou em Honduras durante o governo de Manuel Zelaya e hoje é um dos mais avançados no que concerne à arbitragem comercial e à conciliação privadas.

C) URUGUAI PÔS EM PRÁTICA UM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL COM O OBJETIVO DE INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE E JUSTIÇA, SUBSCRITO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA E A SUPREMA CORTE DE JUSTIÇA URUGUAIA.

d) Um Convênio de Cooperação Interinstitucional disponibilizava nos hospitais públicos uruguaios um balcão de acesso a justiça, todavia essa providência resultou num sensível aumento de doenças psicossomáticas.

4 - Duas adolescentes são responsáveis por formar um time de vôlei em sua escola que disponibiliza apenas seis uniformes para tanto (cada time tem seis integrantes). Ao se depararem com a falta de uniformes para todas as jogadoras se desentendem e iniciam uma discussão. Resolvem, então, chamar o professor de educação física. Ele sugere que elas não falem ao mesmo tempo e que cada uma ouça as posições e interesses da outra. Restabelece o diálogo entre ambas e as duas jovens resolvem elas próprias que todas as 12 jogadoras iriam contribuir para a compra de mais seis uniformes.

O caso relatado é similar a uma:

a) Negociação.

b) Conciliação.

c) Arbitragem.

d) MEDIAÇÃO.

5 - A Cláusula Compromissória é um dos instrumentos utilizados na Arbitragem. É incorreto afirmar sobre a Cláusula Compromissória:

A) ESTÁ INSERIDA EM UM CONTRATO E É REDIGIDA APÓS O INÍCIO DO CONFLITO.

b) É redigida antes do início do conflito.

c) Está inserida em um contrato.

d) Estabelece um compromisso de submeter à arbitragem os litígios que surgirem.

6 - Uma característica importante na mudança de paradigmas é:

a) Evitar o consenso entre as partes.

B) MANEJAR CONFLITOS.

c) Privilegiar processos litigiosos,

d) Fortalecer a relação ganha-perde.

7 - Diversos são os princípios básicos, norteadores do trabalho do mediador. Desta forma, a que princípio a afirmativa: “As pessoas envolvidas na questão optam conscientemente pela mediação como tipo de abordagem para administrar o conflito. Essa opção significa a conquista de direitos e o comprometimento com responsabilidades.” se refere a ...

A ) AUTODETERMINAÇÃO.

b) Confidencialidade.

c) Consensualidade.

d) Voluntariedade.

8 - A Comunidade Européia vêm recomendando as RAD’s (Resolução Alternativa de Disputas) em seus estados-membros. Podemos enfatizar neste sentido:

a) Acesso para países latino-americanos e africanos participarem das mediações internacionais, respeitando a soberania local.

b) Criação de um tribunal internacional de arbitragem para composição de litígios judiciais na Europa.

c) Padronização dos procedimentos de mediação familiar para todos os estados-membros, alterando a legislação interna deles.

D) PUBLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS EUROPEUS SOBRE A MEDIAÇÃO FAMILIAR CUJO TEXTO FOI ELABORADO PELOS REPRESENTANTES DOS ESTADOS-MEMBROS.

9 - O aprendizado que a mediação oferece contribui em muito na formação do indivíduo como cidadão responsável por seus atos. As pessoas acostumadas a mandar, muitas vezes lhes custa permitir que outros compartilhem o processo de tomada de decisões. Assinale o item que NÃO se coaduna com esse entendimento:

a) O sigilo é importante porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com