TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIOS DE PAGAMENTOS - PREÇOS E CUSTOS

Por:   •  29/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Os meios de pagamentos são extremamente importantes para o decorrer das importações e exportações. Como no cotidiano de qualquer pessoa, existe várias formas pagamento no comércio internacional, sendo antecipado, à vista ou a prazo.

Pagamento antecipado: O importador antecipa o pagamento ao exportador, onde o importador se direciona ao banco e providencia o câmbio, o pagamento pode ser enviado pela forma D+0 (pagamento no dia), D+1 (pagamento um dia depois) e D+2 (pagamento enviado dois dias depois), sendo que independente da escolha a taxa acordada no câmbio se mantém.

Cad À vista: O exportador embarca a mercadoria antes de receber o pagamento. A documentação será liberada após a realização do pagamento. O exportador entrega todos os documentos no seu banco, sendo emitido o borderô da exportação que será direcionado ao banco do importador e assim sendo realizado o pagamento.

Cad a Prazo: Muito parecido com o Cad À vista, o exportador embarca a mercadoria, envia a documentação e chegando no banco do importador, o próprio importador assina um documento (saque) que se compromete a pagar a mercadoria conforme estipulado o prazo com o exportador.

Remessa sem saque: Sendo uma das formas que o exportador corres mais riscos, é o processo em que é enviada a mercadoria juntamente com os documentos, sendo feito o pagamento apenas quando a documentação e a mercadoria estiverem em posse do importador.

Carta de crédito: A forma mais segura, porém, mais cara e burocrática. O banco garante todo o processo da exportação e importação, onde ele garante que o exportador receberá o pagamento da mercadoria enviada e garante ao importador que receberá sua mercadoria, se responsabilizando por todo o percurso.

Vale ressaltar que todos os processos de pagamento são feitos através de bancos ou corretoras, sendo identificadas as transferências através do SWIFT, facilitando a comunicação entre as transações. Dentre as formas citadas, observa-se que o Cad a Prazo e a remessa sem saque beneficia o importador. Já o pagamento antecipado e Cad à Vista beneficia o exportador.

Referências:

Batler. Modalidades de Pagamento no Comércio Internacional. 2018. (19m06s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3eplEr4cbkM. Acesso em: 03 março de 2021.

Grupo Casco - Comercio Exterior e Logística. CÂMBIO e MODALIDADES DE PAGAMENTOS no Comércio Exterior. 2016. (02m07s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-0WzWKjw0CI. Acesso em: 03 março de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com