TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Por:   •  9/4/2017  •  Abstract  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Como já vimos, o conhecimento consiste numa relação entre a consciência cognoscente (o sujeito) e o objeto conhecido. Percebemos que o fenômeno do conhecimento, embora pareça simples, envolve uma multiplicidade de atos. Em primeiro lugar, os sentidos apreendem ou produzem imagens. Tanto mais complexo o fenômeno do conhecimento, mais longo é o caminho indutivo ou dedutivo percorrido para se chegar a uma conclusão. O raciocínio denomina-se, especialmente, “discursivo” porque a mente discorre, corre, flui, move-se, caminhando do antecedente ao consequente (SANTOS, 2016, p.10).

Entende-se por conhecimento tudo aquilo que adquirimos e absorvemos ao longo da vida, desde o nascimento, até a morte, por meio de diversas técnicas de aprendizagem, ou seja, é a relação estabelecida entre quem conhece e o que e o que é conhecido, é a busca constante do saber. É parte obrigatória da evolução humana, e atua em todos os sentidos da sobrevivência humana, interferindo nas relações interpessoais entre os seres, na vivência, nas percepções, e etc. O conhecimento pode se dar de diversas formas. Ao saber realizar uma ação, temos conhecimento sobre tal ação, e, portanto, propriedade para falar de tal. Da mesma forma, tem-se conhecimento através do contato com determinado objeto, pessoa, ou localidade, assim como também existe conhecimento ao se ter noção de um fato, uma proposição, seja este comprovado ou não por estudo científico.  Ele se dá através da observação e informação adquirida sobre determinado assunto.

É de conhecimento geral que existem diversos tipo de conhecimento e que eles estabelecem relações entre si. São eles: conhecimento popular, filosófico, teológico, e científico. O conhecimento popular, também chamado conhecimento vulgar, diz respeito ao senso comum, aquilo que é passado de geração para geração e não requer comprovação científica para saber a veracidade do que é conhecido. Por conhecimento filosófico, entende-se a necessidade que o homem desenvolveu de buscar por meio da filosofia, da meditação, os fatos a respeito da sua existência e o princípio disso. Já o conhecimento teológico prove da fé humana e compreende a crença na existência das divindades, e o estudo a respeito disso. Por fim, tem-se o conhecimento científico, que tem como finalidade o estudo da realidade, a experimentação, comprovação dos fatos, fazendo, assim, com que o que foi descoberto seja tomado como verdade para todos, até que um outro estudo cientifico comprove a existência de divergências no que é tido como fato. Este ultimo se distingue dos demais pela forma e o método utilizado para se conhecer, não podendo ser dado á ele maior importância, visto que os outros, mesmo que não utilizem de estudos científicos para a comprovação de seus fatos, apresentam da mesma forma, veracidade em tais fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com