TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTAO DIFERENCIADO

Tese: MODELO DE GESTAO DIFERENCIADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

2. MODELO DE GESTAO DIFERENCIADO

Organizações burocráticas seguem a lógica estatal, ou seja, são comandadas pelo estado, que tem como obrigação zelar pela ordem da sociedade: Além de se basear na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível e a contratação de funcionários é de maneira direta.

Sendo que empresas, como IBM é transnacional e obedece a lógica do capitalismo, não havendo vínculos com o país onde está instalado e tem mobilidade justamente pelos motivos de buscar custos baixos e leis pouco rígidas. Já a contratação é terceirizada, pois a IBM é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a empresa tenha interesse em renovar o contrato, é errado afirmar que essas pessoas tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles têm sim seus direitos, a forma de contratar é diferenciada, resultando em vínculos diferenciados.

Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos a economia define um novo e poderoso modelo de produção, abandonando a hierarquia e o controle, baseando em redes sócias com conteúdo colaborativo e auto-organizada. Os colaboradores são incentivados a serem auto-gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais desprendimentos. Essa liberdade permite com que essas pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam o aperfeiçoamento. Os lideres dessas organizações querem que seus funcionários ``pensem em voz alta´´ e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e a maneira de como serem atingidos. Acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos os funcionários. Essas organizações tem diferenças entre si: O Facebook é uma rede social e divulgação, o Google é um site de pesquisa e a IBM é, praticamente igual ao Facebook (só que mais antigo).

Trabalhar como freelancer tem suas vantagens e desvantagens. Como pode ser visto, se ganha melhor, afinal se ganha por dia. Não tem o cansaço da rotina, amplia-se a rede de amizades, que até o indica para novos trabalhos. Raramente fica sem trabalho, depende é claro, do seu desempenho. Um freelancer tem horários mais flexíveis, e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas organizações, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado de trabalho. Porém tem a instabilidade, não é todo dia que se tem trabalho. No começo todos se animam a trabalhar quando quiser, sem um chefe para ficar no pé, porém quanto menos produzir menos se receberá pelo seu serviço. Outra questão a ser analisada é quanto a horários. Pois sem ter um chefe e trabalhando por produção, é preciso ter disciplina e bastante organização. Outra desvantagem seria a questão de auxílio-doença. Infelizmente, se trabalha por produção e por eventualidade ficar doente, não irá receber pelos dias não trabalhados e ainda vai atrasar o serviço. Além de poder perder todos os direitos como previdência, seguro desemprego, aviso prévio, dentre outras coisas.

A construção de alguns sentidos de um texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com