TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DO IFSP CAMPUS SUZANO

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 11

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DO IFSP CAMPUS SUZANO[a]

MODEL FOR PREPARATION AND FORMAT OF SCIENTIFIC PAPER THE IFSP CAMPUS SUZANO[b]

Rogério Aparecido Pereira 1, Luís Carlos Pereira 2, Carlos Eduardo Elídio 3[c]

1Graduando em Mecatrônica pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano. E-mail: pereira@artigo.com

2Especializando em Logística pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano

3Doutor em Engenharia de Produção, Professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano[d]

___________________________________________________________________________

RESUMO[e]

Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos cursos de graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano. O resumo é elemento obrigatório constituído de uma sequência de frases objetivas e não uma enumeração de tópicos, no mesmo idioma do trabalho, não se deve ultrapassar a 250 palavras, sintetizando o tema em questão, objetivo do estudo, a metodologia e as considerações finais a que se chegou. Deve-se evitar frases longas e não se recorre a citações ou uso de qualquer tipo de ilustração (gráfico, tabela, fórmulas). Esse resumo deve ficar na primeira página em Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples. Para as palavras-chave recomendamos um parágrafo único com 3 (três) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto, conforme exemplo abaixo[f].

Palavras-chave: Artigo científico. Metodologia. Normas[g].

___________________________________________________________________________

ABSTRACT[h]

This document presents the model format to be used in undergraduate and graduate the Instituto Federal de São Paulo, campus Suzano. The summary is mandatory element consists of a sequence of sentences and not an objective list of topics in the language of work, not to exceed 250 words, summarizing the topic, purpose of the study, the methodology and final considerations was reached. You should avoid long sentences and are not used to quote or use any type of illustration (chart, table, formulas). This summary should be on the first page in Arial 12, single space (1.0). For keywords recommend a single paragraph three (3) to five (5) words separated by a semicolon, with the first letter of each word capitalized and finalized by point, as shown below[i].

Keywords: Scientific article, Methodology, Standards[j].


INTRODUÇÃO

Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para o artigo, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. A redação do artigo deve considerar o público ao qual se destina. A linguagem será gramaticalmente correta, precisa, coesa, coerente e, preferencialmente, em terceira pessoa ou utilizando a impessoalização textual.

O artigo completo deve ter de 10 a 20 páginas. As margens devem ser: superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm. As páginas do documento, exceto a primeira, devem ser numeradas na parte inferior centralizado. O tamanho de página deve ser A4. O tipo de fonte para o texto deve ser Times New Roman, tamanho 12. O Título do artigo deve estar alinhado à esquerda, tamanho 13 em negrito, com letras maiúsculas, espaçamento 1,5 e não ultrapassar três linhas. Título do artigo em língua estrangeira deve estar alinhado à esquerda, tamanho 11, com letras maiúsculas, espaçamento simples.

Os nomes dos autores: alinhar a direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, separado por vírgula e devidamente numerado. As demais informações: Curso, Instituição e Titulação do autor, devem vir logo abaixo do nome.

        Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, em maiúsculo. Não colocar ponto final nos títulos. Cada sessão é precedida por 2 linhas e procedida de 1 linha.

A numeração de página deve ser considerada a partir da primeira página (página do Resumo), porem deve ser inserida a partir da 2ª página, na parte inferior centralizado, em Times New Roman 12.

Os elementos pré-textuais obrigatórios do artigo são: Título em português e inglês, Autoria, professor orientador, afiliação, resumo em português e inglês, palavras-chave em português e inglês.

Na introdução, deve-se apresentar o tema do artigo e a problemática em que se insere e desenvolver os objetivos que se pretende atingir.


REVISÃO DA LITERATURA

        Na revisão da literatura discorre-se sobre a questão envolvida no tema, recorrendo às referências teóricas levantadas durante a pesquisa. Este é o “corpo” principal do artigo. Trata do assunto ou problema que se está abordando principalmente através de citações indiretas, de forma abrangente e objetiva, embora de extensão relativamente pequena.  É utilizado em revisões de literatura.

Citação

É a menção, no texto, de uma informação obtida de outra fonte. Pode ser uma transcrição ou paráfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral.

Este tópico tem como base a norma da ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos, devendo ser consultada nos casos omissos neste Manual.

As citações podem figurar incluídas no texto, em nota de rodapé ou remetendo às referências no final do texto.

As citações podem ser representadas pelos sistemas numéricos ou autor-data, devendo, o sistema escolhido, ser mantido ao longo de todo o trabalho.

Importante: Para trabalhos acadêmicos o IFSP campus Suzano adota o sistema autor-data.

Citação: sistema AUTOR-DATA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (332.1 Kb)   docx (259.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com