TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

INFORMATIVO CULTURAL

MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL:

COMO ESSES FATORES INTERFEREM NO DESEMPENHO DE CADA

PROFISSIONAL.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar, como requisito para composição de médias do semestre 2012/1 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da IESGF.

Faculdade IESGF

São José

Junho /2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA...............................................................4

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................5

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA........................................................................9

8- ANEXOS..................................................................................10

1 - INTRODUÇÃO

Tentar entender o que motiva as pessoas não é fácil, ainda mais se tratando do ambiente de trabalho, onde temos que lidar com pessoas diferentes, opiniões divididas e insatisfação pessoal, realmente não é possível ter cem por cento de satisfação dos trabalhadores, mas tentar descobrir o que é possível fazer para que o ambiente se torne mais agradável é o nosso objetivo.

Este estudo junto com pesquisas e entrevistas, tenta nos nortear para entender onde está a real motivação dos trabalhadores e o que está faltando para que haja uma motivação maior de um todo. Mesmo exercendo uma função que não seja satisfatória ainda há um motivo que nos faz levantar todos os dias de nossas camas e ir para o trabalho, por precisarmos pagar as contas, ou manter a família, mas a razão que nos faz continuar não pode parar nesse ponto, temos que questionar o que realmente nos motiva. Com essa ideia em mente, passamos a perguntar a algumas pessoas o que as motivava no seu trabalho e o que era necessário mudar para que houvesse uma melhor motivação neste ambiente. Conversar apenas com os trabalhadores não bastaria, então entrevistamos também uma psicóloga, e um gestor de RH onde conseguimos um ponto de vista profissional.

Como profissionais de recursos humanos, temos que encontrar a melhor fórmula para lidar com a questão de motivação. Pois acaba sendo uma questão muito pessoal, para cada trabalhador, entretanto o profissional da área de Recursos Humanos precisa conciliar os interesses da empresa e dos trabalhadores. Buscando um ponto de equilíbrio entre patrões e empregados.

Seremos “caçadores de talentos” temos, desde já, que ter a percepção do que podemos oferecer para que esses “talentos” não morram. Saber que o perfil de cada pessoa e o nível de conhecimento da mesma faz com que consigamos identificar porque um fator é motivador para alguns e para outros não.

Para que possamos nos manter no atual mercado precisamos estar preparados para lidar com as empresas concorrentes, entender e atender as exigências desse mercado competitivo, onde ter trabalhadores motivados e dispor de armas suficientes e eficientes é de extrema importância para que se consiga atender essas demandas, não deixando que a desmotivação influencie no ambiente de trabalho e nas metas da empresa.

2 – OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do setor de Recursos Humanos no bom rendimento dos funcionários. Identificar os métodos utilizados para analisar a satisfação do colaborador, e como o clima organizacional da empresa interfere na motivação de cada profissional.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar o conceito de motivação na concepção de diversos profissionais, de diferentes áreas e empresas.

Observar o que os motiva.

Identificar como o clima organizacional interfere nesta motivação e no desempenho de sua função.

Realizar um comparativo entre a opinião dos diversos colaboradores com a de um Gestor de Rh.

Apresentar sugestões que poderão representar melhorias no clima organizacional.

3 - JUSTIFICATIVA

As relações humanas são de extrema importância dentro de uma organização. Ao analisarmos os comportamentos pessoais, constatamos intenções e interações, tais características tornam a motivação e o clima organizacional de uma empresa, ferramentas importantes para o progresso do ambiente de trabalho.

A partir do clima organizacional é viável prescrever um padrão ideal de satisfação dos colaboradores, estipulado por vários aspectos como: crescimento profissional e dentre outros possíveis fatores que podem ser acrescentados na escala do padrão ideal.

A principal relevância social desta pesquisa consiste em evitar o surgimento de problemas para a empresa e entre os trabalhadores. Organizar e administrar uma empresa requer bom senso e a utilização de meios adequados para manter a evolução empresarial, melhor relacionamento dos funcionários e estes sempre motivados.

4 - REVISÃO TEÓRICA

4.1 MOTIVAÇÃO E CLIMA ORGANIZACIONAL

O mercado de trabalho encontra-se equilibrado, no sentido de que tanto as organizações quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com