TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

Tese: MOVIMENTAÇÃO DE TERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

1. MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

Conjunto de trabalhos executados por homens, máquinas e ferramentas destinadas à preparação dos terrenos para a implantação de estruturas, pavimentos ou outras obras de Construção Civil.

O termo movimento de terra pode ser definido como o conjunto de operações de escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamento executados a fim de passar-se de um terreno em seu estado natural para uma nova configuração desejada. Qualquer que seja a configuração do terreno, o movimento de terra deve ser precedido por uma fase que se denomina em geral de preparação do terreno.

1.1 FASES DA MOVIMENTAÇÃO DE TERRA

- Desmatamento: retirada da vegetação de grande porte. Pode ser feita com moto-serra ou, eventualmente, com processos mecânicos.

- Destocamento: retirada dos troncos das árvores que foram cortadas. Pode ser feita manualmente ou através do fogo.

- Limpeza: retirada da vegetação rasteira.

- Remoção da camada vegetal: a camada do solo que pode ser considerada um banco genético, deve ser retirada particularmente, pois não pode ser utilizada em aterros.

Para um bom andamento dos serviços de movimento de terra, alguns cuidados devem ser tomados:

• Controle da cota de fundo da escavação: este tipo de controle poderá ser feito com a utilização de topografia (dispondo-se de teodolito) ou ainda de uma maneira mais rudimentar servindo-se de uma mangueira de nível com a ajuda de estacas auxiliares (pontaletes de madeira). Neste caso o nível de referencia devera ser marcado sobre estas estacas que v ao sendo deslocadas a medida em que a escavação vai ocorrendo. As estacas acompanham o andamento das máquinas de escavação.

• Controle de inclinação dos taludes: em função do tipo de solo a ser escavado e das condições de vizinhança do serviço de terraplenagem, deve ser definida pela consultoria de fundações uma inclinação para o talude que garanta a sua estabilidade.

Na medida em que estes taludes são executados e necessário que se controle a inclinação dos mesmos. Isto pode ser feito com o auxilio de um gabarito construído em madeira (sarrafo de 1" x 3") que fornece a declividade desejada.

FIGURA 1 – Gabarito para controle de inclinação de taludes

1.2 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Os serviços de terraplanagem podem ser executados por processos manuais ou mecânicos.

Os processos manuais utilizam a força humana, através de ferramentas e está restrito a pequenos movimentos de terra (100 m³) ou a locais onde seja obrigatório, em vista de condições peculiares.

Os processos mecânicos para o movimento de terra em edifícios utilizam duas máquinas distintas basicamente. Um equipamento que escava e carrega o material sobre um outro equipamento que o transporta até o local da descarga. Os equipamentos mais utilizados são os seguintes:

1.2.1 PÁ CARREGADEIRA

A lança não tem giro, nem movimento vertical a não ser em torno do eixo transversal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com