TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP Adminstração Da Produção

Dissertações: MRP Adminstração Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

As atividades de Planejamento e Controle da Produção podem atualmente ser implementadas e operacionalizadas através do auxílio de, pelo menos, três sistemas :

• MRP / MRPII;

• JIT

• OPT

A opção pela utilização de um desses sistemas, ou pela utilização dos mesmos de forma combinada, têm se constituído numa das principais decisões acerca do gerenciamento produtivo nos últimos anos.

A seguir são relatados os conceitos e as principais características dos sistemas de produção acima mencionados.

MRP

Conceito e Significativo

MRP é a sigla de material requerimento planning, que pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. O MRP usa uma filosofia de planejamento. A ênfase está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável.

Assim, o MRP como hoje o conhecemos só se viabilizou com o advento do computador. O MRP utiliza softwares cada vez mais sofisticados – alguns deles chegando a custar mais de um milhão de dólares.

Os softwares com maiores capacidades de processamento passaram a ser denominados sistemas planejamento dos recursos de manufatura. Hoje em dia é cada vez maior o número de autores que chamam o MRP II de, sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.

Quando se trata de um software baseado em MRP II, é fornecida uma quantidade bem maior de dados sobre o produto, como preço unitário, fornecedores, processo de fabricação, equipamentos, roteiros de fabricação e respectivos centros de custos, mão-de-obra utilizada por categorias profissionais, ferramentas utilizadas e respectivo consumo, alterações no BOM e datas a partir das quais entrarão em vigor, etc.

Objetivo

MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que deve ser a mais acurada possível. A função principal do planejamento de necessidades de material (MRP) é assegurar a disponibilidade de material, isto é, suprir ou produzir as quantidades necessárias com antecedência, tanto para utilização interna, como para vendas e distribuição. Esse processo envolve a monetarização de estoques e, especialmente, a criação automática de propostas de pedidos para compras e produção.

A importância do MRP

Com um mercado cada vez mais flexibilizado é necessário cada vez mais se produzir de maneira correta para atender o cliente no momento certo e de maneira eficaz, assim não ocorrem desperdícios e perdas na produção, para que isto ocorra de maneira eficaz as empresas passaram a utilizar o MRP.

A empresa necessita de um sistema computacional que armazene e calcule os dados de produção e pedido para saber o que necessitara adquirir de matérias-primas. O MRP auxilia na programação lógica das necessidades de materiais onde erros representam custos desnecessários e tempos de produção perdidos.

As informações colocadas no sistema têm que ser fiéis à realidade para que o sistema calcule as necessidades corretamente. Com o cálculo das necessidades é possível cumprir os prazos de entrega dos pedidos dos clientes com mínima formação de estoques.

Componentes de um sistema MRP

• Sistema computadorizado

• Sistema informativo de produção

• Inventário de produção

• Calendário de produção

• Sistema de gestão de 'inputs' (entrada) para produção

• Sistema de previsão de falhas produtivas

Quando utilizar o MRP

Quando a utilização procura de material é descontínua ou altamente instável durante o ciclo normal de operação de uma empresa. Quando a procura de material depende diretamente da produção de produtos acabados ou de outro inventário específico. O MRP pode ser visto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com