TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia - Estudo Da Pecuaria

Casos: Macroeconomia - Estudo Da Pecuaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A pecuária bovina de corte está presente no cenário econômico nacional, desde a época colonial. Nas últimas décadas, a pecuária bovina de corte desenvolveu-se através da expansão da fronteira agrícola, com a incorporação de novas terras, sendo a maioria desprovida de infra-estrutura e tendo desgaste do solo pelo sistema intensivo de produção de grãos. A produção nacional sempre se caracterizou pelo sistema extensivo. Nos últimos anos, com a incorporação de novas tecnologias que visam ao aumento da produtividade, cresceram os sistemas intensivos de produção em algumas regiões, os chamados confinamentos ou semi-confinamentos, o que chegou a representar cerca de 35% dos abates no estado do Mato Grosso.

Na década de 70, com ajuda do crédito rural, novas tecnologias foram incorporadas, como a importação de animais de raças europeias e indianas e a introdução de sal na alimentação bovina; atenção especial passou a ser dada também ao controle da febre aftosa. Nesse período, com o crescimento urbano, o consumo da carne bovina aumentou, havendo um movimento de nacionalização dessa indústria. Nos anos 70 e 80, a venda da carne era predominantemente feita nos açougues, começando a haver vendas em supermercados com a introdução de novos cortes, mas sem padronização. Nos anos 90 e início de novo século, observa-se uma pecuária nacional com altos índices de produtividade e uma indústria totalmente nacionalizada, concentrando-se em torno de grupos de atuação inter-regional. Nesta década, as vendas da carne bovina em supermercados passam, então, a superar as vendas dos açougues nos grandes centros consumidores brasileiros, havendo competição com outras carnes, principalmente com a de frango, que ganhou uma grande fatia de mercado a partir da década de 90. E nas últimas três décadas, o efeito da renda sobre o consumo de carne bovina tem caído. Isso é explicado por alguns fatores, como pelo aumento das refeições fora de casa, e também pelo aumento da oferta de produtos concorrentes.

PECUÁRIA EM MATO GROSSO

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado. O Centro-Oeste responde por cerca de 36% da produção nacional, detém o maior rebanho do Brasil

A segunda principal criação é a de suíno, no entanto, os criadores estão dispersos na região, estão respectivamente no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul.

Um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região.

A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva. No Pantanal, a pecuária é a principal fonte econômica, a região oferece pastagens naturais, além das águas salobras oriundas de lagos que se encontram nas áreas mais elevadas. É justamente para esses locais que o rebanho é levado no período chuvoso. No período entre janeiro e junho, o pantanal se torna uma enorme planície alagada.

A criação de gado de corte é a de maior destaque, embora haja bacias leiteiras nos Estados que compõem a região. A produção de carne, além de abastecer o mercado local, supre o mercado consumidor da região Sudeste.

PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS

A pecuária corresponde a qualquer atividade ligada à criação de bois, porcos, aves, cavalos, ovelhas, coelhos, búfalos, peixes, etc.

A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, ovos, etc.

Existem dois tipos de pecuária:

- Pecuária de corte: destinada à criação de rebanhos com objetivo de produção de carne para o consumo humano. Na intensiva, o gado é criado preso ou em pequenos espaços, alimentado com ração específica. Neste tipo de criação, a carne produzida é macia e de boa qualidade para o consumo. Pode ser também pecuária extensiva (o gado é criado solto e alimenta-se de capim ou grama). A carne produzida é dura, pois o gado desenvolve uma musculatura rígida.

- Pecuária leiteira: destinada à produção de leite e seus derivados (queijos, iogurtes, manteigas, etc).

PRODUÇÃO

Assim como na agricultura, a produção de carnes possui alto potencial de crescimento. Isso acontece porque o estado de Mato Grosso tem investido em tecnologia para aumentar o valor agregado da produção interna, visto que grande parte disso tem como mercado consumidor o externo e a infra-estrutura de escoamento até os portos, extremamente cara.

Bovinocultura de corte: a estimativa para crescimento do rebanho bovino em Mato Grosso, de 2% ao ano (crescimento linear) deve-se a fatores de manejo e aumento da capacidade de suporte. O indicador mais importante para o crescimento dos abates no estado, entretanto, esta relacionado ao crescimento da taxa de desfrute, estimado em 4% ao ano. O atual cenário de crescimento do numero de confinamentos, juntamente com a melhoria das pastagens com vistas a disponibilizar maiores áreas para a agricultura e a melhoria do manejo reprodutivo e alimentar, proporcionará esse crescimento.

Desta forma, o rebanho bovino aumentará em 22%, passando dos atuais 27,2 milhões para 33,9 milhões de cabeças de gado e o abate de 4,1 milhões para 8 milhões de cabeças, crescimento de 80%.

Avicultura: o crescimento da produção de aves foi estimado considerando os investimentos que estão sendo realizados atualmente pelas indústrias frigorificas e também pela perspectiva do setor de incremento nos próximos anos.

Diante desses números, o IMEA estima crescimento de 10% ao ano nos primeiros 5 anos e 6% ao ano a partir do 6° ano. Sendo assim, o abate de aves passará dos atuais 138 milhões de cabeça para 327 milhões em 2020, crescimento de 116%.

As atividades de avicultura e suinocultura são atividades de 2° ciclo em Mato Grosso e tenderão a ganhar mais representatividade nos próximos anos.

Suinocultura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com